-
Arquitetos: Plazma Architecture Studio
- Área: 792 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Norbert Tukaj
-
Fabricantes: ARFLEX Marechiaro, Andreu World, Bel.lighting Onyx FL, Flos, Franken-Schotter, Freifrau, Hollywood, Jura Marble Suppliers, Oty Light, Vibia, Volunta, Volunta parket, sandblasted
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está implantado no vale do rio Neris, rodeado por uma floresta de pinheiros.
O conceito principal vem da natureza em constante mudança, unidade das formas monolíticas e volumes simples que enfatizam o ambiente natural.
Residências da mesma estrutura dispostas perpendicularmente e conectadas por um estacionamento subterrâneo comum. O eixo principal é um átrio com uma escada que une os três níveis da casa: subsolo, térreo e primeiro pavimento. O térreo é estruturado no princípio de planta livre. Cozinha, sala de jantar, sala de estar e escritório são planejados em torno da escadaria com claraboia.
Os dormitórios são posicionados no primeiro pavimento. Os quartos das crianças estão separados do principal por um piso ligeiramente diferente e do átrio de vidro que divide o volume da casa. Assim, uma silhueta graciosa e dinâmica é criada com diferentes alturas de telhados que definem os planos da fachada.
Todos os serviços técnicos e garagem são colocados no subsolo. O caminho para acessar a garagem é oculto entre dois volumes e é quase invisível desde todas as perspectivas, assim a floresta ao redor da casa não é perturbada por nenhum veículo. Formas rústicas de pedra cobrem as paredes externas e se estendem para o interior, enquanto os planos da fachada de vidro são projetados de forma que, desde o interior, a relação com a paisagem circundante pareça fluida.
A estrutura da edificação é feita de concreto armado e apoiada por colunas de metal. Um sistema de revestimento ventilado é usado para fachada que possui uma grelha personalizada feita de pedra natural mármore Jura. A pedra branca fosca é realçada por fachadas de vidro em uma moldura de alumínio escura.