- Área: 500 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Gonzalo Viramonte
-
Fabricantes: Aluminios del Interior, Casa Chula, RANCO Materiales, Riherco, VidPia Vidrio Piazze, Vieytes Hnos., Winwood
OLHAR PARA A REALIDADE É A CHAVE DA PROPOSTA: No nosso escritório, tentamos interpretar cada projeto de acordo com variáveis que possam ser sintetizadas em uma resposta única, de forma prática, concreta e, dentro dos limites das nossas possibilidades, artística. Para o projeto da Casa Cándida surgiram como variáveis principais o MEIO, o USO, e o CARÁTER.
MEIOS: Se construir supõe, de alguma maneira, destruir a paisagem, devemos, então, destruir com critério. A porção de terra a intervir tinha como elementos surpreendentes a presença de uma grande árvore em seu centro, e uma importante vista ao lago a partir de sua fachada posterior, coincidindo com a melhor orientação Norte. Esses três elementos: marco, paisagem e orientação, são os que nos guiaram na forma de implantação da construção. Essa consta de um típico esquema em "L" que abraça a árvore, abrindo-se para as visuais Norte e Leste e fechando-se para as frentes Sul e Oeste, o que fornece maior privacidade e proteção nessas orientações menos favoráveis. Uma das alas conforma a área diurna e social, penetrando o pátio e avançando em direção ao lago, enquanto a outra recebe a área noturna e os serviços. Para terminar de enquadrar a paisagem, a suíte principal se expande em uma enorme varanda coroando o pavimento superior. O hall de distribuição e entrada foi pensado como uma vitrine a partir da qual se pode apreciar a árvore, reforçando sua presença como eixo do projeto, tanto vertical, quanto horizontalmente.
USO: Funcionalmente, o projeto se enquadra dentro das chamadas residências de uso não-permanente. Pensada para as férias, celebração de encontros, ou até mesmo para um futuro retiro, a casa deveria responder tanto às demandas de entretenimento e descanso, quanto a sua conexão com o exterior e paisagem. Como resultado, obtêm-se áreas sociais, diversos ambientes noturnos, áreas de serviços flexíveis e generosos lugares de armazenamento para diversos tipos de veículos e acessórios.
CARÁTER: Tentamos gerar a ilusão de algo permanente, como se a casa tivesse estado sempre ali, ou, pelo menos, durante muito tempo. Trabalhamos por um sentimento de atemporalidade, com as cores terrosas, como as da montanha da paisagem serrana e a escolha do concreto que deseja ser eterno, como a pedra. Da vista da rua, a casa não pretende ser amigável, se mostra fechada e pesada, negando-se de alguma forma ao exterior. Do outro lado a coisa muda, buscando ser aberta e interessante, lançada sobre a paisagem, com um espelho d'água que tenta tocar este outro que está mais adiante, feito com o mesmo elemento. Em ambos os casos, se pretende criar a alegria das formas belas, e esperamos ter conseguido fazer isso.