- Área: 1255 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Gonçalo Henriques
Descrição enviada pela equipe de projeto.
Este projeto visa a alteração do imóvel existente situado na Rua dos Douradores 160. Um edifício ainda que aparenta ser Pombalino, trata-se de um edifício reconstruído, em betão e quase centenário de escritórios.
O edifício existente é composto por um total de 5 pisos, todos acima do solo, que se destinava ao setor terciário e apresenta uma imagem descaracterizada face ao edifício original, principalmente devido às alterações de fachada realizadas no piso térreo ao longo do tempo.
Assim sendo, pretende-se a alteração de fachadas, principalmente no que diz respeito ao piso térreo e último piso, e no interior a alteração de usos com o intuito de dotar o edifício de características técnicas e funcionais adequadas à proposta.
A proposta de intervenção interior pauta-se por remodelar e reorganizar o espaço de forma a otimizar a sua distribuição, localizar os acessos verticais no núcleo central do edifício, criar dois espaços comerciais distintos no piso térreo e criar habitações contemporâneas, de diferentes tipologias, nos pisos superiores.
O piso térreo será ocupado por duas lojas de reduzida dimensão sendo que o acesso às habitações é feito pela porta central do edifício. É instalado um novo elevador para acesso aos pisos superiores.
Para os pisos de habitação, pretende-se criar três apartamentos por piso. Nos pisos 1 a 3, tratam-se de dois apartamentos de tipologia T1 e um apartamento de tipologia T2. No último piso (piso 4), trata-se de um apartamento de tipologia T0, um apartamento de tipologia T1 e um apartamento de tipologia T2, estes dois últimos com acesso a um sótão.
Todos os apartamentos criados funcionam com um espaço único para cozinha e sala, na solução de kitchenette.
No 4º piso, já em mansarda, pretende-se abrir 4 novos vãos, na métrica dos pisos inferiores, de forma a melhorar a salubridade e viabilizar os apartamentos deste piso.