- Área: 280 m²
-
Fotografias:Paul Crosby
-
Fabricantes: Lutron, Dornbracht, Bendheim, Douglas Fir, EFCO, Eaton's Lighting Division, Elkay, Halo, Icestone, Kohler, Lightology, Ligne Roset, Naturalite, Selux, Toto, US Aluminum, Waterworks
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este apartamento para um cineasta reinterpreta o uso do poché para apoiar a teatralidade barroca e propõe uma arquitetura cinematográfica de sequências e pontos de vista. O uso do “poché virtual” no barroco para esconder espaços de serviço e criar mistério e surpresa é modernizado através de uma ênfase cinematográfica na esbeltez e na superfície, em vez de solidez e massa.
O apartamento ocupa o último pavimento de um hotel de 11 pavimentos em estilo Art Déco que foi recentemente convertido em espaços comerciais no térreo. O átrio e muitos dos apartamentos do edifício foram reconstruídos num estilo que lembra o original. Os proprietários das unidades do pavimento superior, no entanto, tiveram a oportunidade de projetar seus próprios espaços.
Um desafio enfrentado é que, embora tenhamos tido a oportunidade de trabalhar com generosos pés-direitos de 3,5 m, as janelas compartilhavam as mesmas proporções pequenas em todos os pavimentos inferiores. Nossa abordagem começou com o desejo de tratar o espaço principal como um pseudo-exterior empurrando todos os espaços privados e utilitários por trás de uma parede grande e plana de carvalho - a fachada interna da unidade. Acima de tudo isso está uma plataforma privada acessada a partir de escadas e corredores no pequeno espaço do poché.
Esta estratégia de poché é principalmente evidente na forma como organizamos espaços na planta: localizamos espaços utilitários, como banheiros e closets no interior em forma de "L" (a edificação possui 280 m2). Os dormitórios ocupam os dois extremos do volume, deixando um grande “L interior” que proporciona ao proprietário um ambiente de estilo loft para o trabalho, a vida cotidiana e o entretenimento. Para contrastar e realçar as superfícies da parede de madeira outros espaços são tratados com uma aplicação volumétrica de cores como a “zona azul” de grande parte dos poché virtuais. Nós revestimos os banheiros e dormitórios com seleções de cores exclusivas para que cada espaço assuma sua própria personalidade.
O detalhamento personalizado, como painéis perfurados em CNC, portas deslizantes com hardware oculto e muitos outros recursos conferem ao apartamento elementos de nitidez e surpresa.