-
Arquitetos: Molecule Studio
- Área: 175 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Derek Swalwell
-
Fabricantes: James Hardie, James Hardie Australia, MAXI Plywood, New Age Veneers, Radial Timbers, Signorino, Stainless steel
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Triangular está localizada em Toorak, na Austrália. Projetada pra uma família de cinco pessoas, os clientes queriam uma casa de praia dentro do contexto urbano, com elementos como luz natural, materiais robustos e uma conexão forte com a paisagem. A casa existente era uma antiga residência vitoriana em má condições e sem muita conexão com seu entorno.
O terreno tem muitas restrições que tiveram um impacto significativo no projeto e no orçamento: um contorno triangular compacto de 200 m²; um dreno de tijolo subterrâneo de 100 m de diâmetro com 100 m de comprimento; uma área de inundação possível que faz com que a habitação seja erguida de 1,0 a 1,5 m acima do nível do solo natural; linhas de alta tensão localizadas no limite frontal da rua; 3,0 m de solo macio por baixo; e grandes eucaliptos vizinhos.
A forma arquitetônica foi concebida como um elemento sinuoso elevado: um barco revestido de madeira sentado em um quebra-mar rochoso. A proa de canto do pavimento superior projeta-se sobre a rua, ancorada pela massa do piso térreo, escura, que serve como espaço negativo entre o piso superior e a paisagem.
O interior é concebido como um contêiner para a vida familiar - onde espaços compartilhados e áreas mais íntimas são organizadas verticalmente. No térreo, a área de 75 m² compacta abriga a sala de estar da família e recebe um alto pé-direito de 3,00 m de altura, além de ter o teto forrado de madeira e grandes planos envidraçados que vão do piso ao teto, dissolvendo o limite entre o interior e a paisagem adjacente.
Por outro lado, o piso superior é configurado como espaço mais íntimo, com os quarto fechados e janelas alongadas para enquadrar as vistas das árvores vizinhas e dos telhados urbanos.
Uma escadaria em espiral funciona como mediadora entre o piso térreo coletivo e as zonas íntimas do piso superior.
A materialidade interior se inspira na geologia australiana e na vegetação; o carmesim de um eucalipto antes que ele derrube sua casca, o verde profundo das folhas de acácia, os rios de seixos escuros e o arenito natural. A paleta capta camadas de tintas tonais, laminados e terraços com cores vibrantes e coloridas, destacando os quartos e os estofados das crianças.
A massa da nova casa complementa seu entorno, mantidos os recuos e um bom ritmo de revestimento imitando as casas estreitas dentro da paisagem urbana apertada. O recuo do prédio da frente permite que a paisagem componha a zona entre o caminho e a fachada, enquanto as aberturas da cerca são grandes o suficiente para permitir um diálogo filtrado com a atividade na rua.
A Casa Triangular é uma resposta arquitetônica atenciosa a um terreno desafiador, que cria um lar compacto para uma jovem família em crescimento.