- Área: 3200 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Aryeh Kornfeld
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Atika
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto GAP da Grange School, localizado no bairro de La Reina, Santiago, nasceu da necessidade de reformar algumas infraestruturas escolares existentes que, devido à passagem do tempo e à mudança de requisitos, tiveram de ser reajustadas.
O requerimento incluiu a reabilitação de um edifício existente e a remodelação do seu interior. Buscou-se aumentar sua capacidade e incorporar alguns programas, melhorando as instalações e transformando a fachada e os espaços ao ar livre.
O edifício é composto por três partes, onde a principal é uma grande nave central que contém as várias quadras de esporte. Neste espaço destaca-se a estrutura metálica de vigas reticuladas que são apoiadas em pilares de concreto armado, economizando 25 metros de luz. A nave possui claraboias que permitem uma iluminação zenital orientada para o sul que fornece luz indireta ao local.
No extremo sul, que conta com dois pavimentos, situa-se o principal acesso à edificação, sobre este, por sua vez, há um salão de esportes e reuniões. Camarins e banheiros são distribuídos em ambos os níveis para alunos e professores.
Ao norte da edificação estão os escritórios do departamento de esportes e depósitos de equipamentos esportivos. No subsolo há instalações e uma sala de aquecimento.
O novo projeto envolveu uma modificação da fachada antiga. Isso foi trabalhado com um envoltório metálico e uma nova volumetria gerando uma mudança de imagem e um caráter contemporâneo que permite ao novo edifício um diálogo harmonioso com o seu contexto.
O volume foi trabalhado com linhas simples que marcam a horizontalidade e mantem a escala do local.
Com o acesso, a horizontalidade é rompida por meio de uma moldura grande que destaca a entrada. No exterior, foi acrescentado um corredor coberto, numa estrutura metálica que forma um espaço intermediário entre o edifício e o pátio onde foi instalado um ambiente com guarda-volumes. As arquibancadas também foram projetadas ao longo da fachada principal que, além de ser uma extensão do ginásio para o pátio, servem como uma sala de aula ao ar livre e um local para reuniões e permanência.