-
Arquitetos: Raimundo Anguita
- Área: 360 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Raimundo Anguita
-
Fabricantes: Aquasol, Global, Maderas Hass, Rollux, Tecma, Topwood, Xilofor
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência está situada em um lote urbano de 800 m2 (com dimensões de aproximadamente 20 x 40 metros).
Como prioridade se busca o projeto de uma casa compacta, com uma distribuição simples e fácil de habitar. A encomenda contempla ainda o desejo de manter pelo menos metade do terreno como jardim, o que levou a um desenvolvimento da casa em três pavimentos.
O primeiro pavimento contém todos os recintos comuns, sendo um nível muito transparente em relação ao jardim e o terraço. A cozinha se propõe como um lugar muito importante na casa, onde a família passa grande parte do tempo.
O terraço foi pensado de forma a complementar as salas de estar e jantar, além da cozinha.
Neste pavimento há ainda um estúdio que deve ter a flexibilidade útil para a casa, eventualmente fechando-se para receber convidados sem atrapalhar o funcionamento e privacidade da família, o que é possível graças a uma porta de correr que separa o hall de entrada do restante da casa.
No segundo pavimento estão todos os dormitórios, sendo um andar mais privado e fechado em relação ao exterior. Ele tem uma distribuição muito funcional e busca ter um bom isolamento e vista, orientando os dormitórios nas faces norte e leste.
No terceiro pavimento se encontra a área de estar familiar, um lugar destinado às brincadeiras e à recreação. Esse espaço se situa entre duas grandes varandas onde se pode ter uma grande vista da Cordilheira dos Andes e da cidade.
Em termos de materiais, na casa é predominante o uso da madeira (tratada termicamente), do vidro e do metal.