- Ano: 2018
-
Fotografias:Richard Chivers
-
Fabricantes: Cosentino, Fired Earth, Havwoods, Russwoods, VADO
"Suttons" é uma casa de praia recém-construída em Camber Sands, East Sussex. A região é famosa por sua fantástica extensão de praia cercada por dunas de areia onduladas. O projeto da residência evoluiu em torno de vários princípios-chave; um espaço familiar funcional, uma edificação que pode enfrentar o ambiente extremo, maximizando as vistas incríveis e trabalhando com princípios altamente sustentáveis.
O desenho da casa cria bolsões variados de espaço externo no nível do solo para oferecer abrigo contra o sol, vento e chuva durante o clima extremo em constante mudança. Existem várias varandas no primeiro nível, que mais uma vez oferecem espaços de estar protegidos, juntamente com um terraço no segundo nível.
O terraço é cercado vegetação, uma cobertura composta por flores silvestres, cascalho e uma lareira ao ar livre. O paisagismo foi um aspecto essencial para o projeto criando um ambiente único e uma transição suave desde praia até o telhado-jardim e os espaços externos privativos.
Internamente, há grandes espaços familiares no térreo, com vista para a praia até o Canal da Mancha e acesso direto à ela. Há também um espaço familiar no primeiro nível que oferece privacidade mas, ao mesmo tempo, possibilita o enquadramento de uma vista fantástica para o mar.
Um par de poços com 90 metros de profundidade, dentro do pátio interno, foi instalado para criar um sistema de aquecimento terrestre. A energia do solo é convertida para fornecer todo o aquecimento e água quente da casa. A bomba de calor a partir do solo também pode ser revertida extraindo o mesmo calor da edificação, trocando-o com a energia fria do solo para resfriar o interior nos meses mais quentes do verão.
Existem painéis solares no telhado que fornecem capacidade adicional de água quente. O projeto é altamente isolado com altos níveis de massa térmica criados usando uma estrutura de concreto e construção de lajes. Também é hermeticamente fechado e requer um sistema de troca de ar. Todos esses fatores são combinados para resultar em uma casa com custos operacionais mínimos de longo prazo e uma baixa emissão de carbono.
Externamente, o projeto ressalta a estrutura de concreto. Foi projetada uma espécie de rodapé de concreto ao redor da base da edificação, com painéis do mesmo material no térreo em determinados locais, juntamente com a chaminé de concreto, que também é exposta internamente à medida que sobe pela edificação em cada pavimento. As paredes do jardim e o paisagismo também usam concreto aparente que foi selecionado para suportar o ambiente costeiro extremo.
A cofragem de concreto foi deixada intencionalmente áspera para criar a impressão de madeira no concreto quando atingida. Outras partes da fachada são revestidas em cedro natural, tanto na horizontal como na vertical. Isso é combinado com um acabamento escuro no terceiro pavimento.