-
Arquitetos: Canocanela Arquitectura
- Área: 570 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Freeman Cano
-
Fabricantes: Cemex, Construlita, Helvex, Interceramic, VALVO
Descrição enviada pela equipe de projeto. Rancho GM é uma intervenção realizada na casa existente de um rancho situado a oeste da cidade de Aguascalientes, no México. Ligado ao programa de casas de campo, o projeto era necessário pois a casa se encontrava em condições precárias de desenho arquitetônico.
O projeto consta de duas casas de campo gêmeas espelhadas com pequenas diferenças entre si, com a possibilidade de unir-se e formar uma única residência maior.
Dentro das demandas do cliente estava a vontade de dar uma nova vida à construção existente, fornecendo muito mais iluminação natural nos interiores, melhorando a iluminação artificial existente, realizando adequações em alvenaria no interior e remodelando completamente a fachada e a varanda.
Atingiu-se algo muito interessante nesse projeto, já que se criou uma arquitetura própria da região, mas com materiais contemporâneos, jogos de textura, luzes e sombras. Uma simbiose entre o contemporâneo novo e o rústico existente.
A luz é essencial nesse projeto, já que revela os detalhes arquitetônicos tanto na parte interna, quanto externa.
A volumetria da fachada tem como referência um muro principal articulado com diversos materiais. No interior consta também a presença de duas abóbodas de tijolo no estilo catalão já existentes na área da sala de jantar.
Os acabamentos utilizados como pedra, tijolos, madeira, vidro e cimento polido foram utilizados para dar à casa um caráter próprio, respondendo ao contexto imediato, as suas orientações e à funcionalidade com um desenho contemporâneo.
Rancho GM é um claro exemplo de que com pequenos detalhes de desenho é possível atingir muito em termos visuais e espaciais. Simplesmente deve-se saber interpretar as condições próprias do lugar, como queremos perceber os espaços e o que queremos refletir a partir deles.