- Área: 284 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Camila Cossio
-
Fabricantes: Cemento Tolteca, Helvex, Tecnolite
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em uma planície na floresta de San Simón el Alto, Estado do México, a Residência V foi projetada para desfrutar do ambiente. Luz natural, árvores, céu e ar estão sempre presentes fluindo para dentro da casa, pois o usuário, mesmo protegido do meio ambiente, pode interagir parcialmente com a natureza adjacente.
A casa é dividida em dois volumes principais (privado e público) por meio de um jardim central que funciona como um filtro sonoro entre as duas massas e permite a entrada de luz natural e ventilação na parte posterior da moradia que é, também, o seu acesso principal.
No volume público o programa é definido por seus principais serviços, a cozinha, a sala de jantar, a sala de estar e o terraço em um amplo ambiente com pé-direito duplo. No volume privado, composto por dois níveis, existem três salas, sendo que a sala principal está localizada apenas no segundo nível.
Projetada e construída em tijolo e madeira, a casa enfatiza o uso de espaços ou áreas individuais com programas mistos e o mínimo de paredes possível para garantir espaço privativo quando necessário, tornando o espaço público uma grande galeria de possibilidades. O usuário pode abrir e fechar as janelas para regular a temperatura e acomodar suas necessidades. Mesmo se a casa estiver fechada, o usuário sempre tem uma visão para o exterior.
No exterior, uma mistura de fachadas e materiais foi usada para criar diferentes pontos de vista na mesma residência. Como o terreno se inclina para a frente, desde o lado de dentro, os terraços são percebidos como elementos flutuantes em direção às árvores e abaixo deles a vegetação cresce para clarear a visão da casa. O telhado, com uma claraboia na escada, surge como elemento único para unir os dois volumes.