- Área: 257 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Dion Robeson & Kelsey Jovanou
-
Fabricantes: Danpal, Frencham Cypress, Galvin Concrete, Pro9 Global, Worldwide Timber Traders
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em uma rua estreita de South Fremantle, entre casas de pedra calcária e revestimentos de madeira de primórdios do século, esta nova casa para um casal semi-aposentado levou 5 anos para ser construída e agora se parece com um velho amigo desta pequena e amigável rua. O terreno estreito de 368m² é dividido em dois por uma linha diagonal de esgoto sobre a qual não se pode construir. Esta divisão do lote representou uma oportunidade para impulsionar o engajamento doméstico que o casal tinha com a rua, assim como internamente em relação aos ambientes de dentro e fora da casa.
No térreo, para manter o acesso à linha de esgoto, os volumes construídos foram projetados para dar passagem às ferramentas de construção, de modo que os pisos e as paredes pudessem ser removíveis em toda a propriedade. Esta configuração incomum ampliou a oportunidade de criar conexões entre interior e exterior mais profundas e significativas. Pode ser difícil descobrir onde um começa e o outro termina. O andar de cima é mais convencional; uma forma retilínea de paredes espessas que organiza as áreas para dormir e descansar.
Os materiais escolhidos na obra respondem ao contexto e à natureza, aceitando as marcas do tempo e do desgaste. O concreto, o tijolo e o cipreste australiano criam uma ambiência que envelhece suavemente.
Uma abordagem lúdica em relação à luz, suaviza os volumes e a massa. As paredes do núcleo de policarbonato proporcionam opacidade e luz ambiente indireta. Outras paredes são painéis R9 altamente isolantes que proporcionam estabilidade térmica no pavimento superior o que, por sua vez, protege também o nível do solo, minimizando qualquer necessidade de resfriamento mecânico. A espessura das janelas foi reforçada pelos toldos de aço que oferecem maior proteção contra o sol no verão.
Finalmente, a paisagem unifica o projeto e aumenta o rendimento solar passivo, o resfriamento e a ventilação cruzada do edifício através de lagos e vegetação de folhas caducas.