-
Arquitetos: GAD Architecture
- Área: 2650 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Soner Gürsoy
-
Fabricantes: Erbay Aluminium, Glass Cladding Façade, Metcam, Steel Project
Descrição enviada pela equipe de projeto. A arquitetura para sistemas de infraestrutura, como transporte, energia ou outros serviços públicos, tem consistentemente empregado materiais industriais para obter continuidade material e estrutural com a infraestrutura técnica que eles atendem. Neste edifício administrativo de uma usina de gás natural da empresa ENKA, localizado na região de Adapazari no oeste da Turquia, escolheu-se abordar uma arquitetura de aço e vidro com atenção detalhada ao contexto rural e às necessidades operacionais de sua equipe de engenharia.
O projeto para o edifício administrativo da ENKA Station responde aos requisitos técnicos para o gerenciamento da estação de energia, além de fornecer um ambiente de escritório exemplar em um local rural. Isto é conseguido através de uma estética estrutural que fornece eficiências ecológicas e um ambiente de escritório ideal para os funcionários. Esta arquitetura, uma aplicação robusta de um sistema de construção em aço leve e vidro, gera um ambiente interior contemporâneo com prioridades estéticas e ambientais. A luz do sol, os elementos espaciais e naturais são equilibrados no interior, criando um local de trabalho positivo, mas também gerando economias importantes na energia elétrica, uma característica importante em um prédio dedicado ao gerenciamento de energia.
Essa orientação de uma arquitetura que prioriza o bem-estar no local de trabalho e as preocupações ambientais é derivada de estruturas de aço e vidro completamente modernistas e otimizada para a topografia natural do local e da organização interna. O edifício de dois pavimentos consiste em uma série de caixas de vidro escalonadas e organizadas dentro da estrutura de aço. Estas caixas de vidro são inseridas na estrutura exposta de arcos, cintas e treliças em torno de uma série de pátios. Foram utilizados três tipos diferentes de vidro: temperado, opaco e transparente.
Localizada em uma área sísmica ativa, a estrutura resultante também teve que acomodar regulamentações rígidas de construção. Este projeto concretiza a arquitetura de aço performativa, ainda que de uma maneira original e elegante, não comumente encontrada em edifícios para infraestrutura. A localização rural e as necessidades técnicas também são sutilmente equilibradas para dar peso simbólico a uma arquitetura preocupada com seu desempenho funcional.