- Ano: 2017
-
Fotografias:Adolf Bereuter
-
Fabricantes: Geberit, Isover, Peneder, Schüco, Serge Ferrari, bawart, dormakaba, v-met
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício existente da escola recebeu um anexo na parte sudeste do conjunto, o qual ajuda a desafogar os usos da parte antiga, além de também aumentar a percepção da escola em seu entorno. As cores e materiais do edifício antigo foram utilizadas no projeto do anexo, além de também respeitar a escala do edifício em relação ao entorno.
A extensão simplificou funcional e estruturalmente o edifício existente sem medidas radicais de reconstrução. Onde essas intervenções foram feitas, elas foram direcionadas com recursos simples. A área de entrada foi melhorada espacialmente, removendo funções subordinadas, enquanto o novo foyer conecta a área externa com o hall central. Salas secundárias, como vestiários, foram transferidas para o subsolo e os espaços reservados aos professores e os escritórios de administração da escola foram concentrados no novo prédio. O espaço central, que conta com um pé-direito alto vazando os outros pavimentos também foi aprimorado em sua importância e função como um centro de comunicação. Um volume com a escadaria de emergência foi adicionado na intersecção do edifício existente para ligar todos os andares.
A posição e a altura do anexo foram escolhidas buscando eliminar a necessidade de novas áreas de acesso. A simplificação estrutural de toda a escola foi implementada de tal forma que todas as classes regulares estão hospedadas no antigo edifício, enquanto as salas de aula especiais estão localizadas no anexo. Graças aos pé-diretos, as salas de arte, salas de música e uma sala multifuncional se assemelham a ateliês e formam uma contrapartida atmosférica com o salão principal. A fachada, com as suas amplas janelas, revela funções especiais no seu significado e transmite o foco musical e artístico da escola como a única escola secundária acadêmica na região de Bregenzerwald.