- Área: 159 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Eduardo Macarios
-
Fabricantes: DuPont, Ana Neute, Bontempo, Corian, Estúdio Bola, Jader Almeida
Descrição enviada pela equipe de projeto.
O apartamento Pipa surgiu da vontade de um casal jovem de ter um apartamento jovem e contemporâneo, amantes da arquitetura e design, o briefing foi claro, madeira, leveza e cor. O apartamento duplex de 159 metros quadrados, localizado em uma área nobre de Curitiba, foi a base da prancheta do arquiteto Giuliano Marchiorato.
Encontramos um apartamento com uma planta com os ambientes bem divididos, porém com alguns pequenos problemas. A escada que leva ao andar superior era mal implantada, e existiam cômodos de dependência de funcionários que para uma vida cosmopolita do casal se faziam desnecessários.
A partir do problema desvendamos a solução, criar da escada mal implantada o coração do projeto e com referências de grandes obras arquitetônicas projetamos uma escada única e nunca vista no Brasil. A primeira escada monolítica em Corian do Brasil. (Corian é um material sintético para superfícies sólidas, composto de resina acrílica de hidróxido de alumínio). A escada é uma peça única, sem juntas, encrustada entre paredes com sua cor que atenta o olhar, amarela fazendo alusão à brasilidade e contemporaneidade.
A área social é totalmente integrada reforçando a ideia de uma vida cosmopolita e tem como base elementos como a madeira ripada em louro-freijó e uma paleta de cor monocromática de cinzas para que os mobiliários de design brasileiros brilhem no espaço, vale ressaltar que todo mobiliário solto é composto por design brasileiro assinado, como Jader Almeida, Estúdio Bola, Bruno Faucz, Ana Neute, entre outros. Ainda sobre a área social, a varanda e churrasqueira foram integradas a área interna do apartamento formando um bloco negro de granito preto levigado.
A área intima é composta por três suítes e um home office logo que os degraus da escada terminam. A suíte master segue com elementos principais do apartamento, porém com algumas particularidades, a cabeceira em couro natural estonado na cor marrom traz o aconchego necessário e as paredes em cimento dão alusão à vida cosmopolita do casal. Peças de design como a luminária de teto francesa Lampe Gras dão o toque de requinte ao quarto.
As demais suítes por hora são destinadas aos hóspedes, porém o arquiteto junto com os clientes já desenharam mobiliários que possam ser facilmente adaptados para os futuros filhos, como o caso da cômoda na suíte 01 que já foi projetada para ser um trocador de bebês.
O apartamento é rodeado de obras de arte, uma mistura de grandes artistas locais como Carlos Eduardo Zimmerman, APOC Studio, Toco-oco e peças garimpadas nas viagens do casal para países da África, Europa e Oriente Médio.
O apartamento Pipa por fim, se torna um apartamento com uma rigidez formal e de acabamentos que na visão do arquiteto minimalista se torna base de um morar contemporâneo. Peças de arte e design brasileiro assinadas adicionam ao morar uma sensação de pertencimento ao local e admiração as artes locais. A alegria e juventude é traduzida nas cores pontuais, descolando o apartamento de rótulos, se tornando único leve e especial no contexto, como uma pipa em um céu de brigadeiro.