-
Arquitetos: Vrtical
- Área: 500 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Rafael Gamo, Enrique Márquez Abella
-
Fabricantes: Metal y Madera
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto surge do Plano Municipal de Desenvolvimento Urbano (PMDU) desenvolvido pelo nosso escritório, no qual foi acordado de forma participativa que o primeiro projeto da recém-denominada "Cidade Mágica" deveria ser um gatilho para a economia local e para a arte de Tlaxco. Com um modelo de gestão descentralizada, cada uma das instalações comerciais é designada para artesãos de diferentes cidades da região.
O mercado recuperou as paredes laterais e as fundações de um edifício abandonado consistindo em duas naves e um corredor frontal. A nave superior abriga quatorze lojas, a nave menor possui um espaço para oficinas destinadas aos turistas e estudantes, e cada espaço está conectado a um pátio caso seja necessário estender as atividades para o exterior. A galeria é composta por uma série de arcos e uma moldura retangular. Dialogando entre uma linguagem contemporânea e vernacular, o espaço serve como um ponto de encontro.
O sistema construtivo é composto por muros de carga e vigas de madeira laminada. Além disso, existem duas cúpulas no sentido longitudinal das naves, permitindo que entre luz natural e que ela seja, posteriormente, rebatida nos brises diagonais de madeira. A ideia é ter uma iluminação natural e clara em todo o mercado, além de apresentar um elemento icônico que gera apropriação e orgulho para os habitantes.
Originally published on December 19, 2018