- Área: 198 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Simón Díaz Santis
-
Fabricantes: Arauco, CHC, Ducasse Industrial, MK, Masisa, Sudpanel
Descrição enviada pela equipe de projeto. Desenvolver um projeto no meio do deserto foi o desafio desta encomenda, que demandava tanto a arquitetura, quanto a construção por parte de nosso escritório. Esta casa de férias se localiza em uma nova urbanização da IV Região em frente a uma praia chamada "Agua Dulce" a 270 km da cidade de Santiago, Chile. O cenário é um deserto seco, agreste e varrido pelo vento, que se encontra com o mar em um dos primeiros assentamentos humanos da América Latina.
Dois volumes aparecem como protagonistas do projeto. O primeiro, levemente elevado em um primeiro pavimento onde se alinham os ambientes orientados para o horizonte marítimo, e o segundo em um pavimento superior, projetando-se como um píer em frente ao mar e buscando as melhores vistas. No ponto onde ambos os volumes se encontram, aparecem os recintos comuns e de encontro familiar, com espaços generosos em suas alturas e dimensões, que se projetam com uma abertura total para a varada e uma fachada envidraçada para o acesso. Assim, o projeto é completamente atravessado visualmente, sem perder a necessária intimidade do lar.
Os ritmos do deserto são lentos e costumam ser imperceptíveis, motivo pelo qual decidimos evidenciar a passagem do tempo revestindo com pranchas metálicas de oxidação controlada na fachada de acesso. Esse revestimento foi combinado em cores e texturas com madeiras nativas, unindo todo o projeto como uma obra integral. O resultado é um projeto que propõe integrar-se à paisagem e estabelecer uma relação com seu entorno enquanto envelhece, entregando espaços acolhedores e de encontro para a família que o habita.