- Área: 165 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Eduardo Macarios
-
Fabricantes: Atualle Divisórias, Engenews, Pedra da Esquina, WA Marcenaria, reka iluminacao
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto de interiores deste escritório de advocacia em São Paulo/SP busca refletir a consolidação da presença nacional do escritório Küster & Machado Advogados Associados. Com base em Curitiba/PR, a finalidade da nova sede é abrigar um posto avançado de trabalho junto à principal metrópole do país, capaz de bem receber colaboradores do escritório e clientes. Localizado na Alameda Santos, esquina com a Rua Haddock Lobo, o conjunto comercial possui uma área de aproximadamente 165 m2 de área útil. O projeto, então, se desenvolve sobre três condicionantes principais: a valorização da chegada junto aos elevadores; a valorização da grande fachada envidraçada com pequenas varandas; e a racionalização das instalações prediais para uma obra limpa e rápida.
O conjunto apresenta uma planta em L que sugere uma setorização clara para o posicionamento dos espaços de serviço e das áreas servidas. Na barra curta, locam-se os espaços de serviço a partir do aproveitamento de um banheiro existente para a expansão das instalações hidráulicas e de esgoto, necessárias para a criação de um novo banheiro e de uma copa para refeições dos funcionários. Já na barra principal, organizam-se linearmente os espaços de trabalho, somando 10 estações de trabalho, com a sala de reuniões e a sala auditório locadas na esquina do edifício, ponto de encontro natural e também local onde a modulação dos pilares favorece a criação de espaços mais generosos.
A materialidade do projeto se dá, principalmente, através da presença marcante da madeira de Cumaru, esta sobreposta aos planos das paredes pintadas de preto e o forro branco de gesso. A escolha busca valorizar a nobreza da madeira natural, que ganha ainda mais destaque com a marcenaria desenhada para o projeto. Na recepção foi criada uma caixa de painéis laminados que criam um ambiente marcante na chegada ao conjunto, exibindo e valorizando a marca do escritório, e já apresentando a materialidade adotada. Outro elemento marcante do projeto é a grande estante linear do corredor que serve de apoio para arquivos e documentos do escritório, ao mesmo tempo que abriga um pequeno lavabo para visitantes.
Outro ponto de destaque do projeto foi o uso das divisórias em vidro-duplo com persiana metálica interna, que possibilitam ao mesmo tempo: isolamento acústico, integração e amplitude visual, e ainda privacidade quando necessário. Os metais no projeto também possuem participação ativa na composição dos ambientes, tanto nas divisórias citadas, como nas luminárias escolhidas para os espaços.