- Ano: 2019
-
Fotografias:Hiroyuki Hirai
Descrição enviada pela equipe de projeto. Shishi-Iwa é um resort projetado pelo arquiteto vencedor do Prêmio Pritzker, Shigeru Ban. Desenvolvido pela HDHP GK, uma entidade patrocinada pela HDH Capital Management, a Shishi-Iwa House é uma espécie de retiro espiritual e físico baseado na relação entre o ser humano, a natureza e a arquitetura.
O projeto foi desenvolvido a partir do conceito de "hospitalidade social", algo muito diferente das típicas experiências de um hotel-resort. Shishi-Iwa é um retiro, um lugar de reflexão e restauração da energia vital e, por sua vez, um espaço concebido para desencadear novas formas de pensar. A arquitetura de seus espaços foi concebida a partir de uma forma suavemente curvilínea, com um telhado ondulado que reflete o balanço suave das árvores da floresta. Com o objetivo causar o menor impacto possível no terreno natural, conservando o maior número possível de árvores existentes, Shigeru Ban desenvolveu uma nova e exclusiva abordagem arquitetônica nunca antes utilizada em um projeto de hotel.
“Para este projeto, procurei desenvolver uma linguagem adequada e que respeitasse esta paisagem incrível”, diz Shigeru Ban, arquiteto responsável pelo projeto da Shishi-Iwa House. “Tudo neste projeto, desde a sua construção até o detalhamento de cada peça de mobiliário foi cuidadosamente planejado sob medida para este lugar específico. De forma a conectar os espaços interiores e exteriores, criamos amplas aberturas nos quartos e áreas sociais voltadas para as melhores vistas do jardim, incentivando a circulação entre estas duas entidades. A madeira foi o principal material escolhido para este projeto, ampliando a sensação de aconchego e bem estar, coerente com o todo do projeto do resort”.
Incentivando tantos as experiências privadas quanto as sociais, o edifício apresenta um espaços contínuo e fluido, projetado com base no bem estar do ser humano, onde cada quarto se torna uma unidade de reflexão e um retiro para o corpo e para a alma. Os quartos localizados no piso inferior se abrem para um jardim privado, oferecendo acesso exclusivo às suas áreas externas individuais. Já os quartos do piso superior, incluem um terraço com varanda privativa - uma característica única da Shishi-Iwa House.
O mobiliário foi cuidadosamente desenhado para complementar o espaço físico e a arquitetura do resort como um sofisticado refúgio intelectual. Todos os espaços interiores e móveis foram ou projetados ou selecionados pessoalmente por Shigeru Ban. Como em muitas de suas obras, Shigeru Ban projetou os espaços individuais e coletivos com uma série de elementos de madeira e tubos de papelão de forma a criar um espaço único e integrado. Além disso, Shigeru Ban decidiu por um leve toque de sofisticação, utilizando algumas peças de um dos mais famosos arquitetos e designes de todos os tempos e uma de suas grandes inspirações, o mestre Alvar Aalto.
Para complementar este design interior delicado e discreto, o arquiteto escolheu à dedo algumas obras de arte exclusiva para o hotel, incluindo trabalhos originais de mestres japoneses do período Gutai dos anos 60, como Jiro Yoshihara, Toshimitsu Imai, Yasuo Sumi, Sadamasa Motonaga e Masaaki Yamada, bem como de importantes artistas internacionais, tais como: Zao Wu Ki e Seundja Rhee.