- Área: 280 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Cristiano Bauce
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Alcoa, Ampla Moveis&Decor, Andrea Feine, Attuale, Hydronorth, Ilumine, MP Metalúrgica, Móveis Kieling, Móveis Watchmann, Pasinato, Screeny Design, Tradesign, Vidraçaria Visual
Descrição enviada pela equipe de projeto. Emoldurada pelo verde do morro Cerrito, a sede conceito do Lineastudio Arquiteturas, na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, foi projetada respeitando a topografia original do terreno e a natureza do entorno, resultando em uma edificação minimalista sobre pilotis, mimetizada na paisagem natural.
Com influência da arquitetura modernista, e buscando a autenticidade dos materiais, optou-se pelo uso do concreto aparente, lavado e polido, madeira de lei certificada e, no projeto de interiores, compensado naval.
A planta da edificação foi desenvolvida a partir de um eixo de circulação que integra os espaços. O programa compreende duas salas de espera, salas de reuniões, sala de criação e produção, galeria de arte, espaço gourmet e toaletes.
O caminho que interliga a sala de espera até a sala de reuniões passa pelo eixo principal, revelando jardins e a sala de criação, culminando em um mirante que tem a mata nativa como ponto focal. O intuito do percurso é aproximar o cliente da equipe e do processo que está por trás de cada projeto.
Os jardins internos reforçam a setorização dos usos do edifício e surpreendem o usuário, trazendo o verde para o interior através de grandes planos de vidro. A continuidade do volume principal que configura um paralelepípedo, com subtrações que conformam os jardins, é mantida pela casca de concreto aparente e pela moldura amarela que delimita as esquadrias.
Na sala de criação, destaque para o ripado em compensado naval que separa sutilmente a circulação da área de trabalho. Funcionalmente, as bancadas são organizadas de acordo com as áreas de atuação, arquitetos e colaboradores integrados, criando um ambiente de trabalho colaborativo, onde a troca de ideias entre as equipes seja dinâmica e positiva.
As grandes aberturas garantem transparência e total permeabilidade visual entre as áreas internas e externas, aproveitando a iluminação natural e a paisagem privilegiada. Para garantir o conforto térmico e visual assim como otimizar o aproveitamento de recursos naturais,a disposição das aberturas proporciona ventilação cruzada nos ambientes de trabalho e o controle da insolação e da intensidade luminosa é feito através do uso de brises soleils motorizados e persianas com tela solar.
No subsolo, a garagem - entre os pilotis que sustentam o volume principal - e o espaço gourmet foram projetados para uso da equipe e para pequenas recepções. Na escada o guarda-corpo metálico em acabamento amarelo faz referência à linguagem industrial, presente em detalhes do projeto de interiores. O uso da cor remete a marca do Lineastudio e aparece descontraída em contraste a sobriedade do concreto.
No paisagismo, a preservação da vegetação existente e as novas intervenções valorizam o entorno e a topografia, invadindo o perímetro da edificação e integrando-a na paisagem. Na área de estacionamento e circulação de veículos foi utilizado piso-grama, para se obter um pavimento resistente sem abrir mão da sutileza, da permeabilidade e do verde.
Imponentes, duas araucárias se destacam na lateral da edificação, cuja presença foi determinante na implantação do projeto arquitetônico e enriquecem a paisagem e o espaço construído.