- Área: 488 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:António Chaves
-
Fabricantes: CIN, Ofa, Sanindusa, Sanitana, Umbelino Monteiro, Wedi Lusa
Descrição enviada pela equipe de projeto. Trata-se da recuperação de uma moradia que em anteriores gerações já tinha pertencido à família da cliente. Situada em zona rural mas perto da praia, os clientes pretendiam uma casa de férias e fins de semana com condições para convidar a família e amigos.
A casa encontrava-se praticamente em ruínas. Tendo aluído totalmente o sistema de cobertura original, agravou-se o estado dos elementos interiores pois estavam expostos às intempéries. Apenas se recuperaram 3 das 4 paredes exteriores e 2 paredes mestras de travamento interiores. As paredes são em alvenaria de pedra, com cerca de 70 cm de espessura. A cobertura tem estrutura de madeira e telha de barro.
O projeto de arquitetura recuperou os volumes outrora existentes e apenas utilizou materiais tradicionais da zona. Adotaram-se, portanto, materiais e soluções construtivas idênticas às originais, incluindo o restauro de alguns elementos existentes. Foi necessário refazer integralmente a cobertura, aproveitando o desvão do telhado para acrescentar um piso de quartos. Isolou-se termicamente as paredes e a cobertura, pelo lado interior.
A obra de reabilitação proposta assenta na requalificação construtiva, funcional e estética de todo o imóvel, garantindo a preservação dos elementos arquitetónicos existentes, otimizando a resposta às ações sísmicas pela adoção de soluções de reforço estrutural. Neste projecto, foi dada importância á sustentabilidade. O sistema de climatização aproveita a energia solar, incluindo o aquecimento da piscina.
A intervenção incluiu:
• Readaptação interior do piso do rés-do-chão para afetação de áreas sociais, incluindo a instalação de uma cozinha / sala de refeições, sala de estar de duplo pé direito, lavabo social, sala de jogos, lavandaria, e dois quartos e instalação sanitária para visitas. Para o logradouro situado a sul localiza-se uma área de pátio exterior coberto, jardim e piscina;
• Aproveitamento do desvão da cobertura (sótão) em tipologia de águas furtadas, afeto às áreas privativas de repouso e descanso, com instalação de quatro suites e área de escritório.