- Área: 171 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Ivo Tavares Studio
-
Fabricantes: Baptista Gomes, Bona, Efapel, Ofa, VELUX Group
Descrição enviada pela equipe de projeto. Compreender, reabilitar e preservar, foram os motivos por trás desta obra, localizada no centro histórico de Coimbra (agora pela UNESCO), perto da igreja de São Salvador. Um leque de intervenções pequenas e delicadas transformam e atualização a estrutura de vivência e espacial, apoiando-se numa escolha criteriosa de materiais e técnicas construtivas.
No piso térreo, entra-se por uma pequena sala de estar, equipada com um pequeno aparador que contem as valências básicas também para confecções rápidas.
O primeiro estúdio localiza-se aos fundos, sendo iluminado por um pequeno pátio. A vigas estruturais de madeira foram deixadas expostas, pois não só criam um ritmo nos quartos, mas também dão a sensação de maior pé-direito.
Os banheiros são revestidos de cerâmica clara, não só pela facilidade de lavagem, mas também para refletir a luz no interior.
A escada de acesso a todos os compartimentos foi o elemento chave de desenho. Os patamares vazados (sem espelho) e a aparente desassociação da guarda cria uma sensação de espiral mais permeável e generosa, comparando com o espaço claustrofóbico preexistente.
Este projeto reinterpreta os materiais e as técnicas construtivas existentes num todo coerente, realçando as diversas camadas de história, e abraça novas soluções arquitetônicas, quer físicas, quer efémeras.