Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Castillo é o típico projeto de arquitetura em pequena escala da cidade de Buenos Aires. Encomendas deste tipo tem aparecido com frequência devido a necessidade de modernizar e reformar pequenas casas da cidade, as quais devem ser adaptadas às novas regras do mercado e do código de obras. Esta tipologia é o que chamamos de "casa chorizo", uma tipologia que nasce da típica casa romana, a qual possui como característica principal a presença de um pátio longitudinal ao longo de um dos lados do terreno para iluminar e ventilar os espaços da casa.
Esta antiga casa de meados da década de 30, a qual foi reformada múltiplas vezes ao longo dos anos, precisava ser ampliada para melhor acolher os novos moradores que solicitavam ainda a criação de um espaço para um novo ateliê.
Procuramos manter a estrutura espacial original do térreo da casa, criando aberturas nas paredes existentes para incorporar uma nova organização espacial mais fluida e integrada. Por outro lado, uma estrutura leve foi projetada para abrigar os novos espaços da casa, a qual se apoia sobre esta robusta estrutura pré-existente.
Por sua vez, a lógica que explica a maneira de percorrer e habitar seus espaços, demandou a instalação de duas novas escadas: uma localizada no fundo do lote, de uso mais privado, e outra implantada na frente da casa, a qual serve prioritariamente o acesso público da casa junto a rua do ateliê. A Casa Castillo é mais um capítulo na história da arquitetura da cidade de Buenos Aires, uma pesquisa contínua sobre este tecido urbano que vem sendo constantemente revisado e atualizado para manter-se vivo e dinâmico.