-
Arquitetos: Estudio Carme Pinós
- Área: 11010 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Duccio Malagamba
-
Fabricantes: Airlan, Celenit, DANOSA, ES-System, Ergomobel, Europerfil, FAMO, Figueras, Forbo Flooring Systems, Fusteria 30, Imadeco, Knauf, Lamp Lighting, Leds-C4, Luxes, Mitsubishi Electric, Mobles 114, Objects by Carme Pinós, Placo, Pti Lighting, +3
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola Massana forma parte de um longo processo de transformação urbana da Plaza de la Gardunya, situada no centro histórico de Barcelona.
Com uma área útil de 11000 m2, todo o esforço do projeto responde à vontade de criar um espaço interior luminoso com espaços abertos de convivência ao mesmo tempo que desde o exterior o edifício seja harmônico com o tecido urbano.
O projeto é fracionado tanto em sua volumetria como em resolução de fachada em resposta aos edifícios circundantes. Com o objetivo de trazer um caráter mais singular e escultórico, além de tirar o peso do volume, a parte frente à praça se decompõe em dois volumes que giram e criam terraços.
Uma peça cerâmica que funciona como um brise-soleil cobre esta parte do edifício e permite enfatizar seu partido escultural ao mesmo tempo que protege a intimidade dos alunos.