-
Arquitetos: SPF: architects
- Área: 1745 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Matthew Momberger
-
Fabricantes: Lutron, Blum, Creston Home Automators System, Glasbox, Holovision, Lochinvar, Miele, Samfil PVC, Sky-Frame, Speed Queen, Subzero/Wolf, U-line, VALVO
Descrição enviada pela equipe de projeto. Dado o seu posicionamento proeminente em um bairro relativamente desenvolvido, a motivação por trás do projeto da casa era criar uma residência que pudesse se fundir ao ambiente enquanto maximizava as vistas. A estrutura de três pavimentos, que assume a forma de uma hélice de três asas, é envolta em vidro, espelhando suas vistas panorâmicas da Bacia de Los Angeles, do Getty Center para Long Beach, Century City e Centro.
“O cliente queria uma casa luxuosa onde pudesse organizar grandes eventos e hospedar sua família extensa, mas também queria que ela fosse acolhedora”, diz o fundador do SPF:a e diretor de projeto, Zoltan E. Pali, FAIA. “Para fazer isso funcionar, precisávamos que os espaços da casa fluíssem de um para o outro com facilidade. Nossa resposta foi distribuir o programa em três "lâminas" que irradiam de um nó central."
O resultado da confluência - uma escadaria dinâmica de vidro e aço que se estende pelo centro da estrutura - era, na verdade, duplo: praticamente, ele forneceu uma resposta direta à vasta circulação da casa; visualmente, ele juntou-se ao que, de outra forma, seriam áreas diferentes na linha de visão.
“Apesar da escala, sinto que conseguimos criar uma casa que é aconchegante e funcional”, diz Pali.
Como um todo, Orum sobe dois pavimentos acima do solo com o terceiro enterrado na colina. Programaticamente, a residência foi dividida em três níveis, cada um consistindo em três alas. O piso térreo oferece a entrada e espaços comuns para reunião, enquanto o último andar é dedicado aos espaços privados da casa. As alas superiores do sudoeste e sudeste abrigam as suítes master e mini-master, ambas com vistas de 270 graus da cidade e do oceano, graças aos seus perfis finos. Em contraste, os dois dormitórios menores, contidos dentro da ala norte e abraçados pela encosta adjacente do local e pelo jardim posterior, proporcionam uma sensação íntima semelhante a uma casa na árvore.
"A luz em Los Angeles é muito dinâmica e pode ser tão relaxante quanto energética", diz a também fundadora do escritório e diretora de criação, Judit M. Fekete, "como o terreno está bem acima da cidade, quase sem impedimentos, nós queríamos que a casa captasse o espírito dessas dualidades.Os enormes painéis de vidro proporcionam aos habitantes uma forte conexão com a natureza e os arcos diários e sazonais da luz”.
A cortina de vidro que envolve o terceiro pavimento é um sistema sofisticado e personalizado desenvolvido em parte pela Schuco / Glasbox, uma empresa líder com sede na Alemanha. A estrutura utiliza cinco diferentes larguras de quatro opacidades - reflexiva, opaca, translúcida e clara - que, em conjunto, criam uma fachada infinita, visualmente inconstante e cintilante.
A área ao ar livre inclui uma cozinha, duas fogueiras e uma piscina com iluminação LED. Toda água coletada desde o telhado e varanda é direcionada para um tanque subterrâneo de 30.000 litros para irrigação da paisagem. A garagem principal também serve como um espaço para eventos e pode ser completamente aberta nos dois lados para admirar as vistas.
O subsolo foi equipado com home theater, academia, spa, sauna, cozinha de serviço e uma sala de vinhos grande o suficiente para acomodar mil garrafas. Também acessível a partir deste andar é o "Cubo", uma pousada em anexo projetada para a família e funcionários. Ela é equipada com quatro dormitórios, quatro banheiros, uma kitchenette, acesso e garagem.
Uma residência altamente personalizada impregnada de complexidades, Orum levou quatro anos para ser construída.