- Área: 17400 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Tom Ferguson Photography, Martin Siegner
-
Fabricantes: Nawkaw
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto combina o novo e o antigo: um embasamento de alvenaria e uma cobertura orgânica se somam para dar mais personalidade ao futuro de Sidney. A torre de 26 pavimentos é uma união de algumas tipologias de acomodações, somando 135 apartamentos, 86 quartos de hotel tipo Skye Suites, 8 espaços comerciais, além de mais 8 pavimentos no embasamento dedicados a comércio, fazendo a conexão entre a torre e o terreno, e, ao mesmo tempo, reativando a histórica Skittle Lane.
O conceito remete ao contexto histórico do terreno. As proporções dos arcos e a materialidade usada historicamente em Sydney foram elementos bastante estudados durante o processo projetual. O projeto apresenta uma linguagem forte com o uso da alvenaria no embasamento, enquanto a torre acima tem uma materialidade mais fina e clara. Houve uma resistência em usar alvenaria tradicional neste projeto, porém, apesar disso, a escolha tem sido bem aceita pelos visitantes. As pessoas responderam positivamente ao aconchego e do uso de métodos tradicionais que foram trazidos de volta a este centro da cidade, lugar onde a maioria dos edifícios é de vidro e metal.
Inspirado pela alvenaria presente nos edifícios históricos do entorno, O Edifício da Cruz Vermelha e o Armazém Andrew Bros, e, a partir de seus arcos característicos, uma dualidade é introduzida na fachada do projeto. Além disso, baseado também na natureza curvilínea do porto de Sydney os materiais e detalhes têm um nível de complexidade e autenticidade que se relaciona fortemente com o passado de Sydney. A maioria da cidade tem prédios com lajes planas. O ARC explora a oportunidade de abrir o telhado, e assim celebrar o grande estilo de vida ao ar livre pelo qual Sydney é famosa.
Convencemos a cidade e nossos clientes de que há mais valor em usar a cobertura para uso coletivo da sociedade em vez de apartamentos privados: imagine uma cidade onde as pessoas possam escapar para o telhado, onde a arquitetura facilita a interação social e a releitura do ambiente urbano. Uma coroa implantada na cobertura do prédio distingue instantaneamente o edifício de seu contexto circundante.
O telhado abre um novo diálogo com o que é possível em nossas cidades futuras, ativando não apenas o térreo, mas também a cobertura. Quando você chega ao telhado do ARC, você pode ver o porto de Sydney como pano de fundo para a vista da cidade. Os arcos do telhado conectam você com as linhas orgânicas e onduladas de Sydney Harbour e seus melhores recursos naturais.