- Ano: 2017
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Fotografias:Zhang Chao
Descrição enviada pela equipe de projeto. O design tornou-se e será cada vez mais a palavra-chave do nosso mundo e dos próximos tempos. A palavra será referência para processos de pensamento para novas sociedades. É sobre a fase antes da produção. É sobre o pensamento antes de fazer. Os produtos de design mudam nosso mundo e também as máquinas que produzem novos produtos. Uma sociedade liderada pelo design está em constante construção e, num universo em expansão, há a emergência de um novo mundo de fabricação digital.
Como transmitir esse pensamento? Como vivenciar isso? Pequenas coisas são capazes de mudar o mundo... e as grandes coisas podem mudar as pequenas sequencialmente. Que mudanças podemos imaginar? Como elas se inter-relacionam?
O projeto do MVRDV para a principal sala de exposições do Centro de Cultura e Arte do Mundo do Mar, localizado em Shekou, Shenzhen, responde ao tema bienal ‘Notando o Digital’ e considera as inúmeras formas de criatividade digital que têm sido fundamentais para a mudança da China de um histórico centro de produção para a sua reinvenção atual como um centro de inovação. O projeto baseia-se e também reflete sobre a questão central de como identificar as várias direções do design geradas pelo pensamento digital. Para responder a isso, o MVRDV desenvolveu um labirinto localizado em dois andares que individualizam e diferenciam os ambientes de exibição entre projetos e designers, enquanto cria uma sinergia entre os dois andares, oferecendo diferentes perspectivas e experiências de dentro da sala de exposição ou olhando de cima.
A sala de exposições é composta por dois níveis:
NÍVEL 1: OS PRODUTOS
No primeiro andar, foi construído um labirinto de ideias. Este andar é projetado como um labirinto de salas que mostram projetos e designers que estão contribuindo para a construção de um novo mundo. Todos eles têm focos individualizados, então ambientes individuais eram necessários para refletir esse aspecto. Os visitantes, porém, podem ir de sala em sala para conhecer melhor as obras e entendê-las. Todos os ambientes têm interiores pretos para que os produtos sejam seu foco central.
NÍVEL 2: OS FABRICANTES
No segundo andar e acima dos espaços de exibição individualizados abaixo, as escadas levam a um nível superior com um piso de vidro, mostrando os fabricantes, os produtos e os designers abaixo. Parece uma "pista de dança", onde os visitantes podem experimentar caminhar sobre histórias. Aqui, o visitante pode interagir com o que se passa abaixo e encontrar um espaço para futuros produtos. É um lindo espaço iluminado por baixo.
O GERADOR
As invenções do passado de alguma forma se inter-relacionam e isso remete de alguma forma a uma sociedade de código aberto que promove exibições e uma conscientização do que os outros estão fazendo e pensando. O gerador é um lugar para compreender a relação do passado e do presente enquanto olha-se para o futuro.
TROIA, A CIDADE EVOLUCIONÁRIA
Camada após camada, novas sociedades estão sendo construídas e a proposta aqui para o Museu de Design pode ser comparada às escavações de Schliemann em Troia, que mostraram as evoluções da história e da construção da cidade. O futuro é feito de ideias inventivas que podem levar ao surgimento da cidade evolucionária.
Todos esses ambientes, ideias, produtos e fabricantes são uma oportunidade de ter uma visão panorâmica da cultura atual e de como o design e os designers ajudam a construir um admirável mundo novo.