- Área: 60 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Haruo Mikami, Larissa Sad
-
Fabricantes: Cristal Vidros, Ferragens Pinheiro, Lume
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto partiu de uma edícula existente implantada rente a um dos limites laterais do terreno. O programa inicial continha apenas um quarto, um banheiro e um depósito que totalizavam 24m², este foi ampliado acrescentando cozinha, área de serviço e sala e se transformou em uma casinha de 60m².
A obra tinha um orçamento restrito e um tempo curto para ser executada, o que direcionou os materiais e o método construtivo a serem adotados. A construção durou menos de 3 meses e custou menos de R$ 600 o m².
A cor branca foi adotada pois torna a casa mais discreta e também ajuda a refletir o calor do sol, tornando o lugar mais agradável.
Os painéis de correr em estrutura metálica e fechamento em compensando cru servem para esconder os eletrodomésticos e organizam o espaço ao mesmo que dão privacidade a área íntima da casa.
A telha termo acústica foi uma solução econômica e que propicia conforto aos moradores, além disso, por ser bem leve, possibilita que a estrutura da casa seja bem delicada e simples.
O invólucro branco gera um ambiente para que as obras de arte fiquem expostas.
Uma bancada de concreto moldada in loco serve para o preparo de alimentos e também como mesa para refeições, a janela cria uma vista emoldurada do jardim.
A casinha se abre criando uma relação generosa com o jardim e também possibilitando boa ventilação e iluminação natural.