- Área: 110 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Marcela Grassi
-
Fabricantes: Cortizo, ESCOFET, Fustes Borniquel, Lamp Lighting
Descrição enviada pela equipe de projeto. As primeiras conversas dos professores com seus discípulos foram feitas sob o abrigo de uma árvore. Então, a árvore foi a primeira escola, a primeira sala de aula. O projeto consiste na construção de um protótipo para uma sala de aula de educação ambiental, um espaço de aprendizado e descoberta que pode ser instalado em diferentes locais da rede de parques da Região Metropolitana de Barcelona. Sugere-se que ele também seja habitat para algumas espécies de animais, insetos, invertebrados, aves ... Deve ser um espaço aberto para o exterior: é necessário que, desde a sala de aula, as árvores sejam vistas, a luz seja percebida e o clima seja sentido.
A edificação é planejada como um módulo pré-fabricado, flexível e o mais econômico possível, capaz de responder aos diferentes requisitos de cada município para a educação ambiental. Portanto, três módulos são propostos (serviços, sala de aula e pergolado) que podem ser combinados formando diferentes configurações para responder às solicitações de cada local ou programa de atividades. Para o protótipo construído, os módulos de serviço e o módulo de sala de aula foram usados. Ele pode ser adaptado para qualquer local e orientação e pode ser construído com sistemas industrializados para otimizar tempo e custo. Sua construção com módulos de madeira pré-fabricados é feita diretamente na fábrica, e a montagem do módulo no local pode ser feita em poucas semanas.
As superfícies inclinadas permitem a instalação de placas para captação de energia solar, aproveitando também a água da chuva. Essa água canalizada, retorna à terra e irriga a vegetação plantada bem próxima a ela. Alguns animais e plantas do parque viverão graças a este pequeno pavilhão.