Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência CI.PI é uma casa unifamiliar, localizada dentro de uma urbanização privada no vale de Cumbayá. O projeto surgiu com o pedido de construir uma edificação para uma família de quatro membros, que já moravam em prédios verticais da cidade e agora têm a oportunidade de se mudar para uma área onde o vínculo com o espaço exterior ganha valor.
Embora seja uma casa convencional, a proposta se concentra em reunir áreas sociais no interior do terreno, a fim de aproveitar a relação com o jardim. Por outro lado, eleva os ambientes de uso privado, para captar as vistas próximas ao vale, bem como paisagens distantes da capital.
O coração do projeto é o sistema de circulação vertical, que está localizado no núcleo da casa e é composto por uma escada suspensa em metal e madeira. O mesmo, hierarquizado com a ajuda de iluminação zenital, torna-se o ambiente onde todos os outros espaços convergem, sob uma organização centralizada.
Compositivamente, a residência é constituída por dois volumes retangulares deslocados, que se adaptam à geometria particular do lote. O movimento é acompanhado por uma estrutura regular em duas direções, cuja particularidade é a existência de grandes vórtices simétricos localizados na fachada principal da casa. Essas extensões, livres de suporte, são usadas tanto para abrigar programas cobertos externos quanto para fornecer ao projeto um caráter de leveza.