-
Arquitetos: Leopold Banchini Architects, Noura Al Sayeh
- Ano: 2017
-
Fotografias:Dylan Perrenoud
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa para o Patrimônio Arquitetônico abriga a coleção arquivística de esboços e desenhos do arquiteto John Yarwood, além de servir como espaço de exposição para exposições de arquitetura. O projeto é concebido como uma estrutura de vigas que emoldura as paredes adjacentes existentes dos dois edifícios vizinhos, servindo como uma vitrine para o patrimônio arquitetônico da cidade, tanto o antigo como o novo.
O edifício é uma expressão intrínseca da condição urbana do tecido, oferecendo uma visão de raio-x da forma urbana da cidade e revelando as diferentes fases de construção que a cidade testemunhou. As duas fachadas principais contêm duas portas de correr que podem ser levantadas até a altura da viga, abrindo o espaço expositivo para as ruas e transformando o edifício em uma passagem pública. Dessa forma o espaço expositivo torna-se mais acessível e incentiva a participação do público. O projeto aborda, através da sua concepção arquitetônica, os desafios de criar espaços culturais que permitam uma abordagem mais participativa às comunidades locais. Ao fornecer um espaço que pode ser completamente aberto para as ruas, em um bairro que abriga comunidades que muitas vezes se sentem excluídas, o projeto tenta fornecer uma nova tipologia de exposição.
Inserindo-se cuidadosamente dentro de um tecido urbano apertado, conservando o estado das antigas paredes internas, o projeto congela uma condição urbana que muitas vezes é transitória dentro do ritmo acelerado de desenvolvimento da cidade. O edifício é construído em concreto armado, com uma viga que abrange os 26m de largura do terreno, ligando ambos os lados da rua. O concreto armado é justaposto aos outros materiais de construção da cidade, pedras de coral, lascas de pedras e blocos de obras. A estrutura de concreto é isolada termicamente, enquanto o espaço interno é protegido da luz solar direta, reduzindo consideravelmente a necessidade de resfriamento.
Originally published on December 21, 2018