- Área: 55 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Joana França
-
Fabricantes: Bendermix, Madereira Beira Rio, Mestre seu Jaime, Olaria Campina Grande, Plazlux
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um terreno de 270m², retangular, encontra-se a sede do escritório Lins Arquitetos Associados em Juazeiro do Norte, sul do estado do Ceará. O terreno adquirido pelos arquitetos possuía uma grande macaubeira, palmeira bastante comum na região do Cariri. Todo o partido arquitetônico foi desenvolvido com a intenção de preservá-la.
A implantação do edifício foi feita de modo que gerasse uma praça no entorno da árvore, formando um espaço propício de discussão de arquitetura, urbanismo e áreas afins. A conversa é privilegiada pelo leiaute disposto quase que como um grande círculo, favorecendo as discussões. O mobiliário é composto por um grande banco e mesas de concreto aparente, bem como bancos soltos em estrutura metálica e madeira. Os arquitetos chamaram esse lugar de Espaço MacAUba, que conta com uma programação mensal de eventos.
O edifício foi implantado de maneira pavilhonar, com suas maiores fachadas voltadas para o norte e o sul, favorecendo assim a proteção solar e a captação da ventilação dominante. A estrutura acontece em doze pórticos de concreto armado aparentes de um metro de largura, três metros de comprimento e três metros de altura cada, afastados vinte centímetros uns dos outros.
Um maior afastamento, de dois metros, foi criado para ser a porta de entrada do escritório e de acesso ao espaço macAUba. O fechamento desses pórticos se dá através de esquadrias duplas em telhas metálicas e vidro incolor, possibilitando assim várias possibilidades de uso. As esquadrias metálicas externas, quando abertas, funcionam como “quebra-ventos” captando a ventilação natural vinda do leste para dentro do edifício. O teto é fechado também com vidro incolor, trazendo assim, muita luz natural para o seu interior.
Acima do pavilhão, solta do edifício, uma coberta borboleta apoiada em uma viga metálica treliçada e em pilares de concreto aparente, vence um vão de 16 metros. Estrutura metálica, barrotes de madeira e policarbonato leitoso, compõem a cobertura. Os revestimentos de piso e parede, são materiais locais como ladrilho hidráulico, tijolo cerâmico e textura branca. Um cactário, com espécies típicas da caatinga e pedras nativas da região, compõem o paisagismo ao lado da grande macaubeira.
O interior do edifício é um grande vão, formado por uma recepção, uma sala técnica e uma sala de reuniões para atendimento de clientes. A sala de reuniões pode ser fechada através de uma esquadria de vidro corrediça, trazendo privacidade sem compartimentar os espaços. Os únicos ambientes fechados são a copa e o banheiro, que tem seu acesso pelo exterior, atendendo assim os eventos do espaço macAUba.
O edifício contempla todas as diretrizes projetuais do escritório. O conforto térmico, o uso de materiais da região e um paisagismo com plantas locais, fazendo assim, uma arquitetura cheia de identidade e voltada para o lugar onde está inserida.