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Arquitetos: Mark Cavagnero Associates
- Área: 4400 m²
- Ano: 2018
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Fotografias:Henrik Kam
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Fabricantes: Conwed, NanaWall, New Holland Church Furniture, VELUX Commercial, Vetter Stone
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta capela foi projetada para uma escola secundária com viés religioso na Califórnia. Ela funciona tanto como um local de inicialização, quanto como um retiro restaurativo. Implantada no limite do Campus da escola, o volume branco de concreto é um símbolo e também um marco espacial.
Projetada para servir os estudantes, muitos dos quais são de baixa renda e têm bolsas de estudos, a capela, enquanto pertencente a uma escola católica, foi considerada como um espaço espiritual, que convida lidar com os desafios e dificuldades dos jovens adultos em um espaço sagrado, silencioso e cheio de luz. Uma honestidade de materiais - concreto branco; vidraça; calcário Alabama; e carvalho branco americano - dá o tom para um espaço dedicado à quietude para uma comunidade de estudantes do ensino médio e seus professores, que pode ser movimentada, barulhenta e avassaladora.
Os arquitetos da Mark Cavagnero Associates consideraram a capela um “projeto onírico” para o escritório, que frequentemente trabalha em projetos institucionais e comerciais de larga escala e, portanto, apreciaram a oportunidade de trabalhar em uma escala tão intimamente emocional. A missão da escola de servir os carentes e de trabalhar para proporcionar uma sensação de segurança, calma e conforto a seus alunos foi transformada aqui em um espaço que opera como uma jornada da vida cívica para a restauração interior. A capela é acessada pelas costas, a abordagem segue a gentil articulação de uma parede branca de blocos de concreto. Deste caminho, o acesso visual à capela é sugerido através de uma parede de vidro e definido por um grande painel de madeira. Um pequeno pátio abraça a entrada da capela; uma cama elevada repousa perto de um banco que fica de frente para a piscina rasa ao lado da entrada, o reflexo suave da luz marcando o limiar. Esta coreografia aberta oferece um momento de pausa antes de entrar no espaço explicitamente litúrgico - uma representação da esperança do cliente de que as experiências restauradoras sentidas na capela possam começar a compor com o cotidiano e o foco educacional dos alunos.
Para esse projeto de escala relativamente pequena, a equipe lidou com seu desejo de tornar o espaço ainda mais expansivo, conectado e maior do que sua área. A forma do telhado fortemente pontiaguda é simultaneamente icônica e responsiva, um método para celebrar diferentes modos de luz. O jogo de luz tornou-se um elemento central do projeto, tão interessado nos tons dourados da manhã quanto no brilho difuso da tarde. A capela é orientada a convidar no pulso energizante da luz da manhã, com a luz calma e suave do fim da tarde lavando o espaço enquanto os alunos, marcando o final dos estudos do dia com um momento de introspecção, voltam para casa.