- Área: 10988 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Nelson Garrido, Luís Ferreira Alves
Descrição enviada pela equipe de projeto. O colégio privado para 700 alunos está construído num terreno de cerca de 13000m² e tem um programa complexo.
No terreno, de configuração irregular, existia uma casa que se reconverteu em serviços administrativos. Em torno do campo de jogos e do jardim, colocam-se os outros edifícios, construídos de raiz: o edifício escolar e as instalações desportivas.
O edifício escolar, com orientação nascente/poente, desenha-se num corpo longitudinal de três pisos que vai alterando a sua dimensão em largura para se ajustar à irregularidade do limite do terreno. A fachada curva permite fazer esta transição. Um grande átrio de entrada com triplo pé-direito orienta os alunos para as diferentes áreas. No piso térreo a sala polivalente e o auditório, áreas colectivas facilmente reconhecíveis pela sua volumetria e pelo tratamento diferenciado nos materiais de construção. Nos pisos superiores as áreas lectivas e de apoio, com lâminas verticais de sombreamento que protegem os alçados. No último piso, a área da grande biblioteca e espaço de leitura. Largos corredores com espaços de estar e de espera, ligam todas estas áreas.
No topo sudeste do terreno localiza-se o conjunto de edifícios para prática desportiva: o pavilhão de jogos, a piscina de 25 metros e a escola de dança. O pavilhão é construído em estrutura metálica e policarbonato. Os corpos da piscina e da escola de dança são construídos em betão aparente, volumes mais fechados e protegidos, com uma luz mais controlada, dado o seu caráter intimista.
Pátios, recreio coberto, áreas ajardinadas, campo de jogos exterior, distribuem-se por todo o campus, permitindo um arranjo paisagístico visível e perceptível do interior dos edifícios.