-
Arquitetos: FGMF
- Área: 728 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Fran Parente, Raffaele Asselta e Raphael Dias
-
Fabricantes: Agabe Projetos, Arterra, BMP, Castor, Crismoe, Deca, Decoralle, Dimagra, Dipanny, Eliane Revestimentos, Ice Air, Ilustre, Luminance, Luminari, Neocom, Pial, Portobello, Protecnica, Setin, Sogima, +4
Descrição enviada pela equipe de projeto. O FGMF Arquitetos, liderado pelo trio Fernando Forte, Lourenço Gimenes e Rodrigo Marcondes Ferraz, foi à Paris, na sede da Accor Hotels, para apresentar seu projeto, vencedor do concurso mundial organizado pela área de Design do Grupo Accor Hotels na etapa Américas, para a reformulação dos hotéis ibis. Além do design criado pelo FGMF, dois outros layouts feitos pelos escritórios Innocad (Europa) e Soda (Ásia) também foram selecionados, como parte da nova abordagem flexível e personalizada da marca para tornar seus hotéis em espaços vibrantes. Os conceitos apresentados por estes escritórios poderão ser utilizados por hotéis ibis no mundo inteiro em vez de se adotar um único padrão, como ocorria até então.
Um dos focos do projeto, que atendeu as necessidades da Accor Hotels para a marca ibis de oferecer novas experiências não só aos hóspedes, mas também aos moradores da região, foi a revitalização das áreas comuns. O escritório propôs a transformação de todo o espaço do térreo dos hotéis em um ambiente único com grande comunicação e permeabilidade com o entorno. “A ideia que norteou o projeto foi fazer um ambiente vivo e dinâmico, com bar e restaurantes abertos para a cidade e não só aos hóspedes. Transformá-lo em um espaço quase público”, afirma Rodrigo Marcondes Ferraz, sócio do FGMF. O lobby do hotel, dessa forma, se tornou uma espécie de uma rua interna aberta ao pedestre, fazendo das áreas comuns um hub para a comunidade.
Tanto as áreas comuns como os quartos terão um design mais contemporâneo, com um toque industrial presente em chapas metálicas, pintura cimenticia e instalações aparentes. A sugestão do escritório foi deixar os espaços mais friendly aos usuários, com um visual mais moderno e descontraído.
Para os quartos, o escritório desenhou móveis como cadeira, cabeceira e estante metálica aberta, que substituiu o armário, deixando o ambiente mais flexível para o hóspede usar como quiser. “Na estante, podem ser apoiados objetos, penduradas roupas e até é possível aproveitá-la como mesa para uma refeição rápida”, explica Rodrigo.
Pensando em famílias e grupos maiores, que quisessem dividir um mesmo quarto, o escritório desenvolveu quartos com 4 e 6 camas e um banheiro extra, além de quartos-conceito com pé direito duplo.
O projeto do escritório já foi aplicado em dois quartos do Ibis São Paulo Morumbi, no lobby do Ibis São Paulo Expo e no Porto, em Portugal, o primeiro hotel com esse novo padrão já está em obras.