- Área: 2200 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG, José Vicente – Agência Calipo
-
Fabricantes: Branca Lisboa, Burel Mountain Originals, Expolux, Robbialac, Vibia
Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova intervenção na Casa de São Lourenço é indissociável da construção da rede de Pousadas de Portugal, em particular da Pousada de São Lourenço, inaugurada em 1948 na Serra da Estrela, a 1200 metros de altitude, debruçada sobre o vale Glaciar do rio Zêzere. Este plano ambicioso tinha como objetivo a promoção da cultura e dos costumes das várias regiões de Portugal, combinando, para isso, o trabalho de arquitetos modernos com práticas tradicionais dessas regiões.
A intervenção atual mantém os princípios do projeto original, procurando clarificar e hierarquizar as diferentes intervenções a que o edifício foi sujeito, e dá resposta às exigências e ambições do serviço e identidade de um hotel de 5 estrelas. A nova construção, em betão à vista, funciona como um dispositivo de observação e contemplação, recuperando a relação entre os hóspedes e a paisagem, a partir de qualquer espaço do hotel.
A sua geometria simples e racional permite a criação de grandes envidraçados e espaços exteriores generosos em todos os quartos e áreas sociais. A utilização do burel, de fabrico local, e a reutilização dos desenhos e mobiliário originais tornam-se a linha condutora que dá unidade aos múltiplos espaços e ambientes contemporâneos criados, em sintonia com a história e a paisagem que envolvem o novo hotel.