-
Arquitetos: NORD Architects, Vilhelm Lauritzen Architects
- Área: 14000 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Adam Mørk, Hampus Berndtson
-
Fabricantes: Cetonia, Danish Brickmakers, Egernsund Tegl, Elverdal, Schüco, Vitral
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado entre os edifícios históricos de Carlsberg, em Copenhague, uma nova escola pública com formação internacional abriu recentemente para cerca de 900 estudantes. Projetado pela NORD Architects e Vilhelm Lauritzen Architects, a Escola Europeia de Copenhague é uma nova escola internacional que promove paisagens modernas de aprendizado, unindo escola e cidade em espaços públicos abertos. O projeto tem um alcance multicultural apoiado pela cidade de Copenhague e algumas empresas internacionais dinamarquesas. A perspectiva internacional da escola está inserida na cidade de Carlsberg, com vários marcos arquitetônicos e uma longa história de cervejaria industrial.
Escola internacional em um contexto histórico e local
Os arredores históricos definem o entorno da nova escola. O local é um bairro atraente, com uma arquitetura notável e narrativa, fundada em funções específicas - e refletindo um fascínio por alvenaria decorativa.
"A Escola Europeia de Copenhagen está integrada na história viva da arquitetura industrial e é caracterizada por empreendedorismo e pela visão desafiadora sustentada pela ciência e educação. A nova escola se baseia nessa tradição e herança cultural - desdobrada como uma nova interpretação em seu próprio tempo", diz Morten Gregersen, sócioda NORD Architects, escritório que projetou a escola juntamente com Vilhelm Lauritzen Architects.
Os dois escritórios venceram a competição em 2015 em uma equipe com a construtora BAM Denmark e EKJ Engineers.
”Com respeito ao ambiente histórico, maximizamos o espaço escolar e criamos um ambiente de aprendizado aberto, moderno e vibrante - não apenas para os alunos. Todos são bem-vindos para usar o terreno da escola. Foi crucial para nós criar uma escola funcional que interaja simultaneamente com a área e este extraordinário local histórico”, diz Thomas West Jensen, sócio da Vilhelm Lauritzen Architects.
Interação social através da aprendizagem em espaços de circulação e permanência
Os espaços de aprendizado da escola estão centrados em torno de duas grandes escadas de aprendizado que correm verticalmente pelos cinco pavimentos e unem todas as classes e, portanto, todas as faixas etárias. As escadas são espaços recreativos multifuncionais, bem como áreas de ensino para grupos maiores ou menores de alunos. Elas também fornecem contato visual e coerência entre as diferentes zonas e espaços entre as classes, destacando a cantina como um ponto de encontro central e social.
A Escola Europeia de Copenhague é integrada à cidade de Carlsberg como parte de uma nova paisagem urbana sem fronteiras entre a escola e a cidade. O pavilhão desportivo faz parte desta zona de transição que está ligada à paisagem do terraço que se eleva em diferentes níveis com espaços recreativos, atividades e parques infantis. A relação entre a instituição e a cidade torna-se uma situação vantajosa em que espaços, funções e metros quadrados são compartilhados, criando assim uma utilização socialmente sustentável de áreas urbanas valiosas. A escola é financiada pela Cidade de Copenhagen, Realdania, a Fundação Novo Nordisk, o Fundo Nordea e o Fundo da Indústria.