-
Arquitetos: Sauerbruch Hutton
- Área: 25600 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Alessandra Chemollo © Polymnia Venezia
-
Fabricantes: NBK North America, Pollmeier
Descrição enviada pela equipe de projeto. O M9 é um museu do patrimônio cultural do século XX, localizado em um pequeno bairro de vários outros museus em Mestre, a porta do continente para Veneza. Como um agente de renovação urbana, esta instituição educacional e local de eventos fornece um ponto de identificação regional e ajuda a corrigir a disparidade de riqueza cultural entre Mestre e o ímã turístico do outro lado da água.
O projeto M9 consiste em um prédio maior e outro menor - para o museu e seus escritórios, respectivamente -, além de um antigo convento e um prédio comercial. Juntos, eles emolduram uma nova praça pública e abrem uma conexão diagonal para pedestres desde a Piazza Erminia Ferretto até a importante Via Cappuccina. Esta passa pelo pátio do Convento delle Grazie, do século XVI, que foi renovado e convertido para usos que complementam os do pequeno bairro. A rota através da quadra é animada por vários cafés, restaurantes e lojas.
O edifício do museu também oferece instalações públicas no térreo, incluindo uma biblioteca de mídias, um auditório, a loja do museu e um café. Uma escadaria longa leva até as galerias e espaços para eventos. A exposição permanente ocupa dois pavimentos "black box" e tem uma abordagem narrativa da história da Itália moderna, enquanto exposições temporárias estão alojadas em uma "caixa branca" naturalmente iluminada no último nível.
M9 é um museu ativo completamente aberto ao público; aborda moradores e turistas, jovens e idosos. Na sua provisão de localização social, o empreendimento como um todo sustenta a força vital de uma cidade europeia.