Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado no município de Yueyang, província de Hunan, na China. Em comemoração ao 60º aniversário da Escola Secundária No.3 do condado de Yueyang, o cliente decide patrocinar um novo playground interno que funciona como um salão de palestras com o objetivo de criar um melhor espaço esportivo e revigorar o campus.
O playground interno recém-construído está localizado na ala sudoeste do campus, onde há uma diferença de altura entre a área principal de ensino e um playground existente ao ar livre. Essa diferença foi preenchida apenas com um muro de contenção de pedras e algumas escadas estreitas, em detrimento da acessibilidade e da segurança.
Em vez de ser assentado simplesmente na parte inferior ou superior, o prédio se estende ao longo da diferença de altura, formando assim um elo natural entre a área principal de ensino e o playground.
O espaço principal do playground interior situa-se na parte superior do local, de frente para o edifício de ensino. Sua forma recortada foi inspirada na silhueta das terras altas de Yueyang. O espaço de atividades, que fica na parte inferior do terreno, pode ser acessado desde a fachada frontal por meio de degraus curvos, que podem servir de arquibancada quando necessário. A sala de equipamentos esportivos, banheiros e áreas externas foram projetados integralmente, formando um espaço intimista com curvas e tijolos vermelhos locais.
Yueyang está localizada na área de temperatura quente no verão e fria no inverno na China, onde o clima é úmido e chuvoso o ano todo. A ventilação natural e a iluminação servem como principais estratégias sustentáveis para melhorar o conforto térmico e reduzir o custo de equipamentos e manutenção. A abordagem do projeto de integração leva em conta as estratégias de forma, espaço e sustentabilidade.
Uma claraboia qualifica o ambiente destinado ao palco, acomodando uma saída de ar à prova de chuva na fachada inclinada, sem aparelhos mecânicos.
Uma série de portas operáveis no fundo das fachadas sul e norte podem aumentar a ventilação natural, reduzir a umidade e melhorar o conforto térmico.
Um caminho estreito é planejado entre a parede sul do campus e os prédios ao longo dela. No verão, a sombra da parede resfria o ar antes de entrar no prédio. Claraboias amplas no teto recortado podem fornecer luz natural suficiente mesmo em climas chuvosos, enquanto as persianas diminuem a entrada de calor.
As estruturas pré-fabricadas no local foram aplicadas na construção para aliviar o seu impacto no campus. Na parte inferior, o muro de contenção em pedras foi ampliado, enquanto a construção foi feita através do concreto armado e tijolos vermelhos. Na parte superior, o espaço principal foi construído com chapas pré-fabricadas de aço.
O belo trabalho de tijolos vermelhos, com características de artesanato local, é projetado integralmente com peças de construção industrial, compensando a monotonia de um edifício industrializado com seu senso de arte e liberdade. Por exemplo, as aberturas de ventilação nas paredes de tijolos vermelhos são formadas através de trabalhos tradicionais e as imagens de 12 zodíacos emergem nesse plano.
A cor e o padrão do edifício principal se assemelham à abstração da topografia de Yueyang, bem como à distribuição de suas montanhas e águas, proporcionando aos alunos mais diversão e interação através do poder do projeto.