-
Arquitetos: Di Frenna Arquitectos
- Área: 342 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Lorena Darquea
-
Fabricantes: Hunter Douglas, CASTEL, Helvex, Holcim, Modul Studio, VALVO
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um elemento vazado entre as paredes brancas durante o dia, uma tela de luz e sombras à noite, essa é a fachada da Residência la Blanca, que protege do intenso clima quente semi-úmido e de suas fortes mudanças de temperatura. É usado como envoltório para proteger a casa conferindo privacidade, segurança, efeitos de luz e sombra em ambientes internos e externos.
A casa aposta em um ambiente completamente interior com o sua planta em "U", separando o espaço social e de convivência no térreo e o espaço privado no pavimento superior. As peças moldadas à mão em concreto branco desaparecem em suas paredes procurando se integrar para criar um corpo uniforme dentro do volume da casa.
Sua forma de ferradura, posicionada para proteger a residência do sol, cria um pátio interior que abriga uma árvore chamada Cuajiote ou mais conhecida como "papelillo", pela casca vermelha que é liberada como flocos nas diferentes estações do ano. A árvore vermelha, a piscina e uma fonte criam o coração e o centro da casa.
Um interior completamente iluminado por suas aberturas brancas com espaços unidos, mas definidos por mudanças nas alturas e desníveis. Essa distribuição ajuda a torná-la uma residência muito familiar proporcionando a relação interno-externo, rodeada por uma das partes fundamentais do projeto, a vegetação, destacando as imensas árvores e seu ambiente tropical.