- Área: 14200 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Ariel Huber
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada na encosta do vale, próxima à pequena aldeia de Lavale, a Academia Avasara é uma escola residencial para jovens mulheres economicamente desfavorecidas no oeste da Índia.
Situada na periferia urbana de Pune, a escola fica à beira da paisagem rural e de um município em desenvolvimento conhecido como a "Cidade do Conhecimento".
Com uma posição única para aproveitar os recursos educacionais locais e incrível diversidade social, religiosa e econômica, Avasara está rapidamente se tornando uma escola líder na educação e desenvolvimento de mulheres jovens na Índia.
Composto por estruturas de concreto simples, envoltas em bambu e dispostas em torno de uma série informal de corredores, pátios, jardins e terraços, o ambiente construído do campus foi projetado para eficiência econômica, bem como flexibilidade e prontidão para se adaptar tanto durante como após o processo projetual.
O projeto de cada edificação permitiu um processo de diálogo e colaboração entre um grupo diversificado de construtores, arquitetos, agricultores, artistas, artesãos e engenheiros que compartilham a crença de que a colaboração e a empatia são o núcleo de todo bom trabalho.
Juntamente com esses colaboradores, criamos momentos de hospitalidade, interação social, reflexão, brincadeira, ritual, isolamento, performance e conforto. Destinados a uma variedade de usos, estes espaços públicos e privados pretendem dar uma sensação de familiaridade e intimidade às mulheres jovens que vivem e estudam no campus.
Selecionado a partir de exemplos locais e universais de espaços acadêmicos, domésticos, públicos e sagrados, e evoluindo através de um processo de inclusão e cuidadosa atenção aos ambientes físicos e sociais, o projeto foi desenvolvido em resposta ao que já estava lá: clima, paisagem, materiais, rotinas, tradições e memória, para criar um santuário para a aprendizagem.