- Área: 230 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Daniela Mac Adden
-
Fabricantes: Blainstein, FV, Fábrica de Luz, Nivel, Sanitarios Ferrum
Descrição enviada pela equipe de projeto. Cariló é uma localidade argentina de Pinamar na província de Buenos Aires constituída por uma reserva natural de floresta, dunas e praia com uma extensão de 3 km de frente marítima e 2,5 km - em média - do Mar Argentino à Rota 11 que a separa da General Madariaga. A 360 km da cidade de Buenos Aires, é uma das atrações turísticas mais importantes do país e um lugar privilegiado para se viver.
Esta residência recebe o nome da sua localidade. É organizada em um terreno de esquina na primeira rua paralela ao mar. Em relação aos outros lotes, sua proximidade com a praia resulta em uma paisagem menos florestada e mais árida, o que nos levou a intervir no entorno. O terreno apresenta um declive íngreme que, como a duna faz quando se aproxima do mar, desce à medida que se aproxima da sua linha de frente.
Os clientes confiaram ao estúdio uma casa de veraneio que consistia em uma suíte master conectada à uma área social para estar e jantar e que funcionasse independentemente de um setor para acomodar os hóspedes; um lugar para estar externo, churrasqueira, piscina e terraço; e que enfatizasse as vistas e a proteção contra os ventos frios do sudeste vindos do mar.
Em resposta a esses requisitos, a casa foi projetada para ser instalada na cota mais alta do terreno, aproximadamente três metros acima do nível da rua. Foi organizada elevando os principais usos em uma plataforma que abriga os dormitórios de hóspedes e as instalações de serviço, sobre um espaço de estacionamento para carros. Desta forma, o programa foi resolvido em dois volumes articulados por meio da circulação vertical.
Esta plataforma principal - de orientação dupla e envidraçada do chão ao teto - volta-se, em uma direção para o mar, e na outra para o espaço verde privado - ajardinado pelo próprio cliente paisagista. Embora o térreo também desfrute do jardim, seu envidraçamento é moderado por causa do controle térmico e da privacidade.
A área comum se expande em direção a um deck de madeira. Em seu ambiente semi-coberto, um lugar para sentar e comer é posicionado junto com a churrasqueira, enquanto em seu espaço aberto está localizado o terraço com piscina. Desde o deck, orientado para o jardim e protegido dos ventos, você pode contemplar o pôr do sol, emoldurado pelas árvores do entorno.
No volume principal, um terraço foi projetado de onde a paisagem adjacente pode ser vista sobre os telhados das casas vizinhas. Subindo uma escadaria aberta contida por paredes de concreto, há um pequeno espaço ocupado apenas por um simples banco de concreto: um pequeno mirante elevado com amplas vistas para o mar.
A estrutura vertical do setor da churrasqueira cumpre, por sua vez, a função de proteger a expansão semi-coberta e a parte leste do sol horizontal. As divisórias verticais pendem da laje no primeiro pavimento para proteger igualmente o dormitório principal do sol, bem como das vistas cruzadas desde o deck.
Em suma, a composição da casa foi estabelecida pela articulação de dois volumes. O de serviço, em toda a extensão do térreo, e o superior, que repousa em uma das extremidades do primeiro. Provou ser desafiador resolver a maneira de apoiar o extremo oposto, tentamos concentrar todo o peso do volume em balanço em um suporte pontual. Essa função foi conferida a um pilar de formato "triangular" que transmite essas cargas ao solo, concentrando-as em um único ponto. Ao reduzir sua seção cônica à medida que se aproxima do solo, essa planta ficou mais aberta do que se o sistema tradicional tivesse sido utilizado. A laje esconde uma viga que corre centralmente ao longo de todo o seu comprimento.
O funcionamento dessa estrutura se assemelha ao de um perfil T duplo, no qual as extremidades das suas alas inferiores são elevadas para alcançar os limites da laje. Esta configuração resulta em uma laje sem vigas frontais aparentes.
O banheiro da suíte - o único ambiente fechado que repousa sobre a plataforma principal - articula o espaço de dormir com o espaço de estar. Ele também faz parte do sistema estrutural, transmitindo suas cargas para o pilar triangular. Por estar longe das paredes de vidro, é iluminado por uma claraboia que no terraço funciona como plataforma de observação.
As esquadrias foram materializadas em alumínio anodizado bronze escuro com a intenção de as esconder visualmente e de enfatizar o contraste das aberturas com o envoltório de concreto.
Em ambos limites longitudinais, sem vigas inferiores visíveis e com as superiores recuadas, as esquadrias correm de ponta a ponta. Um trilho de luminárias funciona linearmente nas fachadas, reforçando assim sua proporção horizontal.
Era imperativo que aqueles que vivem na Casa Cariló pudessem desfrutar aquele lugar com todos os seus sentidos. É difícil separar a robustez do objeto construído e a sensibilidade da paisagem. O termo paisagem remete ao nosso objetivo neste e em todos os outros projetos: o diálogo entre a casa e sua natureza circundante.