- Área: 305 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Javier Agustin Rojas
-
Fabricantes: Chapa galvanizada prepintada negra, Grupo Edfan, Pisos Alemanes, Revear, Sipanel
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste em reformar e ampliar uma casa de estilo colonial no bairro de Parque Leloir, no distrito de Ituzaingo em Buenos Aires. Um terreno de grandes dimensões (25 por 55 metros) situado em uma área ecológica protegida, apresenta uma vegetação muito particular, digna de ser um ponto a se considerar na elaboração do projeto.
O programa para o térreo consiste em um ambiente que integra salas de estar, jantar e cozinha, além de uma ampla sala de jogos independente, um dormitório de hóspedes, uma lavanderia, uma grande galeria e dois banheiros. Para o novo pavimento superior, um dormitório principal (com seu próprio banheiro, closet e uma extensão), três dormitórios para as crianças com banheiro completo, além de um escritório de trabalho.
A casa
A ampliação parte do pressuposto de conservar ao máximo possível a residência original, realizando operações que nos permitem abrir a casa ao parque para valorizar as vistas. A demolição da laje central gera um pé direito duplo que servirá para englobar o volume original com um novo pavimento superior. Esse espaço vital para a casa recebe planos envidraçados que fornecem uma iluminação precisa e uma dupla circulação cruzada que nos ajudará a reduzir o intenso calor no verão.
Uma gama de cores claras reflete a iluminação natural, criando como resultado uma claridade espacial, que se complementa pelo calor da madeira do acesso e da caixa da escada. O novo volume do pavimento superior é uma caixa de materiais leves e de rápida execução, capaz de ser suportada pela estrutura existente, o que otimizou os prazos da obra. A totalidade do novo volume é revestida em chapa, dando uma sensação de leveza.
O sistema construtivo escolhido possui materiais com uma grande capacidade de isolamento térmico, o que contribui para uma arquitetura sustentável ao reduzir o consumo de energia para aquecimento e resfriamento da casa. Uma ampla galeria, o elo entre a casa e o parque, gera uma continuidade espacial que potencializa o contato com a natureza e complementa o programa proposto.