-
Arquitetos: Taller Estilo Arquitectura
- Área: 275 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:David Cervera, Elías Collí Medina
-
Fabricantes: American Standard, Cemex, Comex, Llano de la Torre, Tecnolite, URREA
"Como criar uma residência unifamiliar, funcional e fora do convencional, em um lote com dimensões de 4 por 69 metros e não ficar apenas na tentativa?"
Este foi o nosso desafio ao projetar a casa Kaleidos.
A proporção entre largura e profundidade de 1 para 17 do lote não representou um impedimento no trabalho de criar uma residência única, inovadora, de grande espacialidade e que faz dos materiais que a conformam seus melhores aliados no objetivo de criar uma proposta contemporânea que resolve em 280 m2 uma residência funcional de três dormitórios.
Nossa proposta: tirar proveito das dimensões e criar em toda a longitude do lote uma experiência sensorial. Descobrir espaço por espaço por meio de um percurso sinuoso que nos pegue pelas mãos e que, ao invés de tomar o caminho mais curto para ligar dois pontos, nos faça descobrir a casa pouco a pouco, tudo isso acompanhado de mudanças de materiais, escala, iluminação e transições entre o interior e o exterior.
No terreno existia uma estrutura que data dos anos 70 e que se encontrava em bom estado de preservação, o que nos fez optar por inclui-la no projeto, readaptando seu uso. Já que pretendíamos que a materialidade fosse um elemento determinante para a imagem final do projeto, optamos por definir claramente as duas épocas através de seus materiais.
A parte antiga conserva seu caráter tradicional, com dois espaços claramente delimitados e cujas paredes e sofitos estão revestidos em estuque com pintura e os pisos são de uma massa característica da região.
A estrutura nova se transforma em uma caixa interna monolítica com apenas uma perfuração semi-circular estrategicamente posicionada para permitir a entrada de iluminação e ventilação natural.
Paredes e sofitos foram feitos de concreto cinza polido, da mesma forma que o piso do térreo, enquanto no pavimento superior o concreto foi martelado para criar uma textura que da uma sensação mais aconchegante para o espaço.
Dentro da casa não existem fechamentos ou desníveis e os espaços privados e de serviço foram delimitados com paredes de vidro refletor de tal modo que permitem a visão do interior para o exterior, mas no exterior só se vêem reflexos. Como em um caleidoscópio, uma série de espelhos localizados estrategicamente dentro de um tubo criam uma ilusão ótica que, junto às paredes, ajudam a criar um jogo infinito de reflexos que variam durante todo o dia com a luz e sombra que entram pela perfuração semi-circular do jardim interno e a escada escultórica para acessar a área privada.
As duas áreas principais que datam de diferentes épocas se conectam através de um pátio semi-fechado que cria o primeiro acesso do percurso dos 69 metros e serve de transição entre as duas áreas. Esse pátio é uma pausa entre a primeira impressão e o espaço que estamos a ponto de descobrir.
A solução arquitetônica da Casa Kaleidos tem como resultado uma residência única, contemporânea, cheia de surpresas e sensações espaciais que fazem da vida diária um prazer apesar do desafio de trabalhar em um lote com dimensões tão particulares.