- Área: 25808 m²
- Ano: 2016
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Fotografias:Jomar Bragança
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Fabricantes: Hunter Douglas, Dinaflex, GlassVetro, Isomax Esquadrias de Alumínio, Knauf, Montele Elevadores, Segato Pisos, ULMA Architectural Solutions
Descrição enviada pela equipe de projeto. A escola é o lugar da busca do conhecimento, do convívio com a interrogação. Cooperativamente com a família, cabe à escola contribuir para a construção da cidadania e da autonomia, preparando indivíduos para uma maior capacidade de reflexão, valorização da diversidade e respeito ao outro.
Recém-construída, a Escola da Fundação Zerrenner, uma organização sem fins lucrativos da Ambev Brasil, busca enaltecer o processo humano do questionamento, valorizar o convívio, a troca e as múltiplas possibilidades de apropriação do espaço.
A escola foi construída em um grande terreno na Avenida Cornélio Viana, periferia da cidade, com a paisagem da serra de Santa Helena ao fundo. O terreno e seus arredores estão situados em uma área rural e sua população residente é predominantemente de baixa renda. Sem alterar o perfil dos moradores, o entorno passa por uma transformação positiva, devido, também, à arquitetura das novas estruturas educacionais, esportes e complexo cultural. Por trás dessa capacidade transformadora está a ideia de que diferentes atividades podem coexistir em harmonia. Neste sentido, o projeto é muito significativo e, portanto, foi concebido como um gesto único, que convida e saúda.
Visto a partir da Avenida, o complexo é definido por um grande pórtico curvo, que catalisa as saudações de boas-vindas. Estendendo-se paralelamente à avenida, este elemento indica o acesso e articula internamente os principais volumes.
O complexo é composto por 3 blocos: Escola primária e secundária para o sul, Escola Técnica para o norte. No centro está o bloco do auditório e ginásio, permitindo funções externas e internas. A distribuição dos volumes respeitou a orientação norte-sul, favorável para o uso educacional. Além disto, suas formas vazadas são permeáveis aos ventos da região, beneficiando o conforto térmico. Todo o projeto foi concebido de forma padronizada e racional de modo a facilitar sua execução com maiores ganhos no processo construtivo.
No centro do terreno uma grande praça une os três blocos. Nela coexistem diversos usos: de um lado, a área institucional, do outro, a área esportiva. Uma grande torre d´água, com um relógio, coroa o espaço, gerando um elemento de imagem forte: referência para escola e para a cidade.
O bloco do Ensino Fundamental e médio compõe-se de dois pavimentos. No pavimento térreo, a varanda abre múltiplas possibilidades de convívio e dá continuidade ao paisagismo proposto.
Este grande pilotis é pontuado por núcleos de circulação vertical generosos, possibilitando acesso direto e claro às diversas partes do edifício. Distribuídos neste espaço, estão os ambientes de serviço, do quadro pedagógico e as salas de aulas especiais. No centro, o restaurante gera um núcleo de vivência e atende toda a unidade educacional.
No primeiro andar estão 30 salas de aula e áreas de apoio. Com fechamento em vidro, abrem-se para a circulação. Esta adquire um caráter nobre, voltando-se para fora, proporcionando percursos para fruição da paisagem e, ainda, possibilitando uma separação entre ensino fundamental e médio. A sensação de continuidade é reforçada por uma envoltória leve, composta por painéis pivotantes de brises horizontais. Eles contribuem para redução da temperatura por meio do sombreamento e da canalização dos ventos.
O bloco do Ensino técnico possui configuração funcional e formal semelhante ao bloco do Ensino Fundamental. O térreo abriga a biblioteca e todo o setor administrativo. O primeiro andar abriga 10 salas, com 35 alunos por sala, e áreas de apoio.
O terceiro bloco, central, abriga o auditório e o ginásio. De forma mais solene e monumental, abre a escola a um público mais amplo, com seu acesso podendo ser realizado de maneira independente da escola.
O foyer do auditório é visível desde a Avenida Cornélio Viana. A partir deste espaço generoso, tem-se acesso ao auditório de 500 lugares. Um café localizado no mezanino recepciona os visitantes e gera um espaço de convívio extra. Aos fundos, este bloco abriga o ginásio, para 1000 pessoas. Voltado para a praça central, sua fachada posterior, composta por grandes portas de correr, permite a conexão entre interior e exterior.
No total, a área construída proposta é de aproximadamente 19.000 m² com uma taxa de ocupação de cerca de 35%. Serão mais de 8.000 m² de área verde, além da área não não edificável e da área institucional que correspondem a mais de 7.000 m². Quando estiver totalmente ocupada, a escola pode servir a mais de 2500 alunos.
Aberto para o uso em 2016, o edifício inaugura a sua função como uma instituição do conhecimento e da melhoria social.