-
Arquitetos: H2C Arquitetura
- Área: 116 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Pedro Napolitano Prata
-
Fabricantes: Arkos, Fazz, MecaLux, PRÉ-MOLD RM, TecPavi
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto tomou como ponto de partida a volumetria original da casa, integrante de um conjunto de casas geminadas construídos na década de 40 no bairro de Pinheiros. A adoção da goiabeira existente direcionou o projeto à criação de um pátio interno, organizando espacialmente a circulação contínua entre escada e passarela em estrutura metálica. A reforma adotou como premissa a visão estética japonesa “wabi-sabi, conceito que propõe aceitação da transitoriedade e imperfeição, assim preservou-se os tijolos aparentes e o telhado original, revelando a beleza do tempo no desgaste natural da matéria-prima.
Em busca das melhores soluções técnicas, a estrutura foi desenhada em aço buscando maior leveza para o conjunto estrutural, onde os reforços calculados permitiram a elevação do nível da laje do mezanino. A nova laje, por seu caráter pré-moldado, permitiu maior facilidade de montagem in loco e menor tempo de obra, garantindo a menor intervenção no site existente.
O reposicionamento da escada permitiu maior permeabilidade visual, integrando o espaço interno com o pátio central, garantindo também ventilação cruzada e iluminação natural através de caixilhos basculantes. A fachada da rua se revela em dois planos distintos, um em vidro translúcido com permeabilidade e conexão visual com o pátio interno, outro suave, através do uso de chapas de policarbonato, desvenda-se os volumes e sombras internas, contornos sutis garantem privacidade ao mezanino. Os móveis, feitos sob medida garantem flexibilidade, com peças de encaixe ao conecta-las umas às outras, criam-se múltiplas composições.