- Área: 500 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Lal, Redz Photography & Vishnu Rajan
-
Fabricantes: Bangalore, Grohe, HMG, Saint-Gobain, Veneta Cucine, Western India
"Não é o que você está olhando que importa, e sim o que você enxerga". - Thoreau.
Quando a arquitetura tenta mesclar duas forças paradoxais surge um significado metafórico para o que foi conquistado. O conceito de leveza geralmente está relacionado ao peso físico de objetos ou materiais, porém, dentro da linguagem de projeto, pode estar relacionado a uma estância irreal para qualificar a percepção visual dos objetos no espaço. A partir da manipulação das formas e materiais, e do controle da luz e sombra, o conceito deste projeto se desenvolveu para uma experiência sensorial.
Localizado na cidade costeira de Kozhikode, em Kerala, o projeto apresenta uma segunda pele arquitetônica que se orienta para o norte, proporcionando privacidade à fachada de entrada. A casa repousa em um ambiente completamente voltado para o interior, separando o espaço social e coexistente no térreo e o espaço privativo no andar superior.
Vastas lajes de concreto flutuam e se entrelaçam criando espaços, enquanto o vidro - elemento predominante no projeto - ajuda a demarcar os espaços interiores, sem dissecá-los da vegetação das áreas externas. As qualidades benevolentes da madeira colocadas em uso no nível do telhado garantem que a temperatura ambiente dentro da casa permaneça confortável e ajuda a promover a conexão natural com a natureza e a vegetação ao redor.
As cidades em que vivemos estão se tornando cada vez mais claustrofóbicas. A maioria dos resumos dos clientes afirma categoricamente que eles querem que as casas sejam organizadas. A razão subjacente para isso é que, entre outras funções, a casa deve ser não somente funcional, mas também um local para o descanso e o rejuvenescimento.
Esse entendimento nos leva a instilar ampla leveza no santuário interno pelo uso de pés-direito duplos e tornar os espaços interiores completamente iluminados por aberturas. Vazios dentro do teto alto e grandes janelas emolduradas oferecem vistas panorâmicas para o térreo e primeiro andar. A distribuição de zoneamento combina o espaço comum da família e uma área de convivência ao contrário, adjacente a uma das partes fundamentais do projeto - o pátio interno. Uma sensação de intriga é criada quando o pátio inesperadamente aparece além da parede da fachada que leva ao salão principal.
O papel do cliente durante o processo deste projeto foi imensurável - um casal jovem e educado com uma curiosidade e interesse pela arquitetura em geral e pela nossa visão. Sem a colaboração deles, esse projeto não teria sido possível.