-
Arquitetos: KÖZTI Architects
- Área: 7360 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Tamás Bujnovszky, Balázs Danyi, Norbert Perness
-
Fabricantes: FERROBETON, FRATELLI MARIANI S. p. A., Gerflor, KÉSZ Goup International, Nowy Styl Group
Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo estádio de futebol de Miskolc, a maior cidade do norte da Hungria, foi um projeto financiado pelo Estado. No início do projeto, seis diferentes desenhos conceituais foram apresentados ao cliente, ao clube esportivo, à prefeitura e aos torcedores. Com base nisso, o cliente decidiu ter o estádio existente, construído em 1939, totalmente demolido.
O projeto do novo estádio foi baseado na versão aprovada do conceito. O volume em forma de cálice se abre para os arredores e atrai os espectadores que se aproximam com vislumbres da grama verde visível através de fendas.
A massa dupla da arquibancada, apoiada por pilares delgados de concreto reforçado, e a cobertura pronunciada de borboleta dão uma impressão graciosa e flutuante, apesar de seu tamanho, devido às faixas de sombra entre elas. O revestimento de chapa de alumínio expandido, usado em toda parte, cria formas geométricas simples de elementos estruturais de concreto armado e aço.
Há uma grande praça em frente ao novo estádio para 14.680 espectadores, divididos por escadas e rampas. Os pontos de entrada estão localizados nos quatro cantos do edifício. Há fileiras de banheiros e cafeterias sob a arquibancada. O edifício de serviço de 7.360 m2 de área, construído em torno do estádio, é dividido em três partes de acordo com a função. No lado norte, de frente para a cidade, há uma brasserie aberta todos os dias e uma loja de presentes.
O lado ocidental acomoda os vestiários, salas de eventos, escritórios e salas VIP. Há espaços para a administração e torcedores do clube no lado sul. Em Miskolc-Diósgyőr, ser um fã de futebol faz parte da identidade local, então o novo estádio foi construído em um bom momento.