- Ano: 2017
-
Fotografias:Ronald Tilleman
Descrição enviada pela equipe de projeto. No final de 2017, 20 profissionais de saúde e bem-estar começaram a oferecer serviços em De Poort van Borne. O novo centro ocupa a antiga igreja de Santa Teresa, na cidade de Borne. "É um local de trabalho único em um local fantástico", diz o fisioterapeuta Jacomine Blokvoort. “Os clientes realmente apreciam a preservação dos elementos históricos.” O investidor Erik Mijnhardt iniciou a conversão. A Reitsema & Partners Architects realizou o projeto, que foi gerenciado pela Key2 Bouwmanagement.
Uma função social e pública
A diocese vendeu a igreja Santa Teresa, que data de 1935, para Mijnhardt há dois anos. Ambas as partes desejavam restaurar a função social e pública da igreja para permitir que ela permanecesse valiosa para a comunidade. A conversão alcançou esse objetivo. A antiga igreja agora abriga 20 prestadores de serviços de saúde e bem-estar diferentes, de médicos de clínica geral a fonoaudiólogos, psicólogos e massoterapeutas. "É imensamente valioso para Borne que a igreja tenha assumido esse novo papel tão maravilhoso", diz Mijnhardt.
Preservando o caráter espacial do edifício
Outras igrejas já foram reutilizadas como centros de saúde e bem-estar. Para se inspirar, a equipe de construção visitou projetos semelhantes. “Muitos centros de saúde e bem-estar têm pouco ou nenhum vestígio da antiga igreja – a nova construção acaba dominando. Nesta conversão, trabalhamos especificamente para preservar o caráter espacial existente”, explica Theo Reitsema da Reitsema & Partners Architects. O último arquiteto da igreja foi W.A.M. te Riele. Ele projetou o edifício original em estilo neogótico, com trabalhos finos em alvenaria, abóbadas com nervuras e janelas proeminentes.
A sensação de uma igreja
No centro da igreja há um pátio interno e uma plataforma multifuncional no primeiro andar. Os consultórios estão espalhados por três andares ao redor da área aberta, que serve como um espaço de transição entre o interior e o exterior. Os visitantes podem esperar por seus compromissos perto da antiga pia batismal ou pegar uma receita na farmácia. O passado do edifício como igreja é mais palpável no pátio central, acima do qual as abóbadas de tijolos foram deixadas sem materiais para isolamento térmico. A ausência de aquecimento e ar condicionado no espaçoso pátio poupa uma quantidade substancial de energia.
Paredes de poliestireno reforçado leve
Os novos consultórios dos profissionais, por outro lado, foram isolados de acordo com um alto padrão. Eles são construídos de paredes de poliestireno reforçado leve cobertas com concreto projetado. Embora este sistema já venha sendo usado por 35 anos em muitas partes do mundo, é relativamente novo na Holanda. “O cliente e o gerente do projeto sugeriram este sistema de construção, que não nos era familiar”, diz Reitsema. “Acabou sendo ideal para a conversão. As paredes de poliestireno podem ser fabricadas em qualquer dimensão, o que significa que podem até ser montadas com detalhes ornamentais. Este sistema nos permitiu realizar a arquitetura que tínhamos em mente."
Detalhes de Alta Qualidade
As novas fachadas internas que cercam o pátio se harmonizam com o ritmo espacial existente da igreja. Cobertas inteiramente de branco, elas não distraem o olhar da arquitetura original. O resultado é um efeito visual tranquilo com um caráter atemporal. Isto é reforçado por um contrapiso e caixilharia das janelas em cor de latão claro. Mijnhard diz: “Optamos deliberadamente por acabamentos de alta qualidade na escolha dos materiais, bem como no detalhamento. Isso faz justiça à arquitetura original e também à nova função da igreja.”
Ausência de empreiteira geral
A conversão ocorreu durante dois anos, sem uma empreiteira geral. Todos os fornecedores e subcontratados trabalharam diretamente para o cliente. Isso significa que a equipe de construção foi capaz de influenciar certas decisões, mesmo em fases posteriores. “A readequação foi um projeto complexo, por isso a boa comunicação entre as várias partes era essencial”, diz Cor Engberink da Key2 Bouwmanagement. “As comunicações mais diretas nos permitiram alcançar a qualidade que queríamos.” O resultado é uma conversão deslumbrante, repleta de soluções inovadoras que não apenas preservam, mas aprimoram a elegância monumental do edifício.