-
Arquitetos: LIAG architects; LIAG architects
- Área: 44833 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Ronald Tilleman
-
Fabricantes: Armstrong Ceilings, De Groot en Visser, Derako, Forbo Flooring Systems, Knauf, MOSO, Norwin, WVH Gevelprojecten
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro de Oncologia Infantil Princess Máxima, projetado pelo escritório LIAG, reúne toda a experiência em cuidados e pesquisa ao mais alto nível. Com seus 45 mil metros quadrados, trata-se do maior centro de oncologia infantil da Europa, e dedica-se a curar todas as crianças com câncer e oferecer a elas uma melhor qualidade de vida. Sua arquitetura, com interiores e áreas externas únicos, ajuda a alcançar esse objetivo. Existe um fluxo natural entre o interior e o exterior, e entre o mundo das crianças e o da pesquisa. A rota principal através do edifício forma uma área de reunião para as crianças, pais, médicos, enfermeiros e pesquisadores.
Ambiente de cura
A atenção ao desenvolvimento é o fator central para o centro oncológico. Isso por que o desenvolvimento de uma criança continua a ocorrer, inclusive durante a doença. Por conta disso, prestou-se grande atenção à criança e à família, o que tem como resultado o novo fluxo pelos espaços do projeto. Em nenhum lugar isso é melhor ilustrado do que nos dormitórios de pais e filhos: um quarto para a criança junto a outro para seus pais.
Esse arranjo permite que os membros da família permaneçam com seus filhos de uma maneira natural e em um ambiente doméstico. Dependendo das necessidades dos pais e da criança, as salas adjacentes podem ser conectadas ou divididas por uma porta de correr. Vale destacar que cada quarto tem acesso ao seu próprio espaço ao ar livre. O escritório LIAG desenvolveu estes espaços para pais e filhos em colaboração com Kopvol.
Os arquitetos prestaram atenção especial a aspectos como a luz do dia, o ar, as possíveis vistas, a claridade e o layout geral, a fim de facilitar o processo de cura dos pacientes. Além disso, um entorno tranquilo que reflete os processos naturais, como o ritmo da noite e do dia, assim como a experiência das estações do ano e o clima, contribui para a recuperação e o bem-estar das crianças. Mais ainda, cada faixa etária tem seu espaço próprio, projetado de acordo com as necessidades do grupo, estimulando assim o desenvolvimento social e emocional da melhor forma possível.
LIAG também criou salas que permitem as famílias cozinharem e comerem juntas, assistirem a aulas, e estabeleçam relações domésticas, como as crianças brincando com seus avós.
O Centro Princess Máxima está localizado junto ao Hospital de Crianças Wilhelmina (WKZ) no Centro Médico Universitário de Utrecht. Uma ponte colorida, também projetada pelo escritório, conecta o centro ao hospital para permitir o melhor uso possível das instalações compartilhadas.