- Área: 382 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Ricado Basetti
-
Fabricantes: Arali, Casa Franceza, Di Mármore, Dix Arte e Metal, Jaime, Josha Adega, Móveis Russo, Ornare, Oscar ono, Plancus
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em um prédio construído na década de 60 na cidade de São Paulo, o projeto de retrofit deste Apartamento partiu de duas premisas básicas, uma solicitada pelo cliente e outra imposta pela propriedade existente. A primeira foi a busca por uma biblioteca para abrigar a extensa coleção de livros do proprietário. Logo ficou claro para nós que este espaço deveria ser um volume arquitetonicamente importante e que deveria ser o espírito do projeto. A segunda foi que a sala de estar tinha um teto mais baixo na maior parte da área por causa da estrutura do prédio. Por isso, redefinimos esse perímetro para melhorar a circulação do apartamento, além de tornar a sala de estar mais baixa um espaço aconchegante.
O Volume Branco na entrada do apartamento abriga um armário de madeira com bandeja de cobre, para que os proprietários possam deixar as chaves e os pequenos objetos logo após a sua chegada. Na outra face deste volume, olhando para a sala de jantar, está o bar, feito de mármore e espelho. A bancada de madeira em frente a ela abriga um cooler de metal removível para bebidas frias, onde as pessoas podem se sentar e se reunir de uma maneira mais despretensiosa.
Muitos dos elementos estruturais originais do apartamento estão em concreto aparente; em contraste com este material, procuramos o uso de madeira de demolição no piso. Desta forma, a sala de estar rebaixada, por exemplo, teve seu desenho ainda mais reforçado, destacando-se também do resto do apartamento. Procuramos separar alguns volumes como o Bar e a Biblioteca da estrutura principal, a fim de reforçá-los como elementos arquitetônicos e trabalhá-los como fontes de iluminação indireta no apartamento.
Todas as peças de mobiliário fixo foram criadas e detalhadas pelo escritório, como o aparador, sofá e mesas laterais e prateleira de televisão. Permeado por paredes cheias de livros e prateleiras de madeira e cobre, um pequeno escritório / estúdio está no coração do volume da biblioteca.
As áreas íntimas também foram cuidadosamente projetadas através da busca de novas soluções para o projeto, como é o caso da bancada principal do banheiro, que é suspensa por uma estrutura de cobre. A decoração e os móveis também foram assinados pelo Studio.